O Natal é uma época marcada pela alegria, calor humano e, é claro, pela deliciosa ceia que reúne familiares e amigos ao redor da mesa. Em meio a risadas, trocas de presentes e momentos de ternura, a mesa farta se destaca como um dos pontos altos das festividades.
Para tornar a celebração ainda mais inclusiva e significativa, é fundamental considerar as opções veganas para quem não consome ingredientes de origem animal. Dessa forma, todos podem desfrutar plenamente do espírito natalino.
A seguir, confira 9 receitas veganas para a ceia de Natal!
Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e 1 1/2 xícara de chá de água e misture até obter uma massa homogênea. Após, modele a massa no formato de uma bola, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Depois, lave a massa em água corrente até a água começar a sair transparente. Deixe secar, modele como preferir e prenda com um barbante.
Em seguida, transfira o seitan para uma panela de pressão e acrescente o molho de soja, o sal, o cheiro-verde, a pimenta-do-reino, a cebola e o alho. Leve ao fogo médio para cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair. Transfira o seitan para uma travessa e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.
Creme de mandioca
Recheio
Creme de mandioca
Em uma panela de pressão, coloque a mandioca, cubra com água e leve ao fogo médio. Cozinhe por 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e escorra a água. Transfira a mandioca para um recipiente e, com a ajuda de um garfo, amasse. Reserve.
Em um liquidificador, coloque a aveia e 2 1/2 xícaras de chá de água e deixe descansar por 30 minutos. Após, adicione o sal e a mandioca reservada e bata até obter um creme uniforme. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o creme de mandioca e cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve.
Recheio
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e a cebola e doure. Junte a proteína de soja, o suco de limão e o sal e refogue por 5 minutos. Tempere com orégano, cominho e pimenta-do-reino. Acrescente o molho de tomate e o cheiro-verde e misture. Desligue o fogo e reserve.
Montagem
Em uma travessa, coloque uma camada do creme de mandioca, cubra com o recheio e espalhe com a ajuda de uma colher. Finalize cum outra camada do creme de mandioca, polvilhe o orégano e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 5 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque 2 colheres de sopa de azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Despeje o vinho branco na panela e mexa sem parar até o líquido secar. Junte os cubos de abóbora e mexa para incorporar. Aos poucos, uma concha por vez, coloque o caldo de legumes, mexendo sempre e esperando que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais.
Em uma frigideira, coloque o restante do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o cogumelo e doure. Quando o arroz estiver quase pronto, disponha o cogumelo na panela e mexa suavemente. Tempere o risoto com sal e pimenta-do-reino e desligue o fogo. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte a lentilha e o sal e refogue por 5 minutos. Acrescente o arroz, a cenoura e a água, reduza o fogo e cozinhe até secar a água. Desligue o fogo, coloque o cheiro-verde e misture. Reserve. Após, com a ajuda de uma faca, corte a parte superior dos pimentões, retire as sementes e recheie. Feche com as tampas dos pimentões e disponha em uma assadeira. Finalize regando com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a uva-passa, a maçã, as nozes e o cheiro-verde. Misture e, aos poucos, junte a farinha de mandioca, mexendo para incorporar. Cozinhe até a farinha dourar. Sirva em seguida.
Em um recipiente, misture o leite vegetal, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela em pó e a baunilha. Mergulhe rapidamente cada fatia de pão nessa mistura, apenas o suficiente para umedecer, sem deixar encharcar. Aqueça o óleo em uma frigideira funda, em fogo médio. Frite as fatias de pão até ficarem douradas dos dois lados. Retire e deixe escorrer em papel-toalha. Em um recipiente, misture o açúcar com a canela e passe as rabanadas ainda quentes nessa combinação. Sirva em seguida ou mantenha aquecidas até o momento de levar à mesa.
Em uma panela, coloque o inhame, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macio. Desligue o fogo, escorra a água e espere esfriar. Transfira para um liquidificador e adicione o alho, o sal e 1/4 xícara de chá de água. Bata até obter um creme homogêneo. Reserve. Em um recipiente, coloque a cenoura, a uva-passa, a maçã, o milho-verde, a ervilha e os temperos e misture. Acrescente o creme de inhame e mexa para incorporar. Polvilhe a batata-palha e sirva em seguida.
Em um recipiente, misture a linhaça com a água e deixe descansar por 10 minutos até formar um gel. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente a cebola e refogue até ficar macia e levemente dourada. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a cenoura e o espinafre, misture bem e refogue por cerca de 3 minutos, até o espinafre murchar. Desligue o fogo e transfira o refogado para uma tigela grande.
Acrescente as nozes, a castanha-de-caju, a farinha de aveia, a páprica, o tomilho e o gel de linhaça. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem até formar uma massa firme e homogênea. Transfira a mistura para uma forma de bolo inglês untada com azeite, pressionando bem para deixar compacto. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 40 a 45 minutos, até o assado ficar bem firme e dourado. Retire do forno, aguarde 10 minutos, desenforme e sirva em seguida.
Em um recipiente, dissolva o ágar-ágar na água quente e reserve. Em uma panela, adicione o leite de aveia, o açúcar, a fécula de batata e o extrato de baunilha. Misture tudo até ficar homogêneo. Leve ao fogo médio e mexa sem parar. Quando começar a ferver, acrescente o ágar-ágar e o chocolate, mexa até engrossar. Desligue o fogo. Unte com óleo uma forma de pudim e despeje a mistura. Espere amornar. Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme. Desenforme e sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas da edição 2025…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Niquelândia – 18ª…
O Lyon (França) anunciou a contratação por empréstimo do atacante Endrick. Segundo o Real Madrid…
A Madeireira Mineira, que fica em Valparaíso de Goiás, foi fundada em 1999 pelo casal…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia Regional de Policia – 1ª…
O Natal é um momento mágico em que as famílias se reúnem para compartilhar amor,…
This website uses cookies.