O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada, responsável por conferir elasticidade e maciez a pães, bolos e massas. Embora seja inofensivo para grande parte da população, ele deve ser evitado por pessoas com doença celíaca — uma condição autoimune que causa inflamações no intestino ao consumir glúten — e por indivíduos com intolerância ou sensibilidade à substância, que podem apresentar sintomas como inchaço, dores abdominais e diarreia.
Felizmente, é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo sem o glúten. Hoje em dia, existem diversas receitas fit sem essa proteína, utilizando farinhas alternativas, como a de arroz, de amêndoas e de aveia. A seguir, confira 8 receitas fit sem glúten!
Em um recipiente, coloque a água, o sal e o azeite e misture bem. Reserve. Em outro recipiente, coloque os polvilhos, a farinha de arroz e o queijo e mexa até incorporar. Junte a mistura reservada e mexa até obter uma consistência homogênea. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e disponha em uma assadeira untada com azeite e enfarinhada com farinha de arroz. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.
Em um recipiente, misture o flocão, o sal e a água e deixe hidratar por 10 minutos. Coloque a massa em uma cuscuzeira ou panela própria e cozinhe por 10 minutos no vapor em fogo médio. Enquanto isso, em uma frigideira em fogo médio, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente a cenoura e a abobrinha e salteie rapidamente. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Sirva o cuscuz com os legumes por cima.
Em um liquidificador, coloque as bananas, os ovos, o farelo e a farinha de aveia e bata bem. Transfira para um recipiente, adicione a canela, as frutas, a castanha-do-pará e as nozes e misture até incorporar. Acrescente o fermento químico e misture delicadamente. Unte uma assadeira com óleo de coco e enfarinhe com farinha de coco e canela em pó, despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva em seguida.
Massa
Recheio
Molho de tomate
Molho de tomate
Em uma panela em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione os tomates e cozinhe até começarem a desmanchar. Acrescente o molho de tomate, mexa bem e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo até encorpar. Tempere com sal e manjericão. Reserve.
Recheio
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o frango desfiado e cerca de 1/2 xícara do molho de tomate já pronto (reservando o restante para a cobertura). Misture bem, tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Cozinhe por 5 minutos. Reserve.
Massa
No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com azeite em fogo médio. Despeje uma concha da massa e espalhe para formar um disco fino. Cozinhe até dourar levemente, vire e doure o outro lado. Repita até acabar a massa.
Recheie cada panqueca com o frango e enrole. Disponha as panquecas em um prato ou travessa, regue com o restante do molho de tomate reservado, finalize com cheiro-verde e manjericão fresco para decorar e sirva quente.
Em um recipiente, coloque a carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em um liquidificador, coloque a couve-flor e triture bem. Despeje a mistura sobre a carne, adicione a cebola e as folhas de hortelã e misture. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de um quibe. Repita o processo com toda a massa e disponha em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva em seguida.
Em uma tigela, misture a farinha de grão-de-bico com a água até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos. Adicione a cebola, o alho, os pimentões, o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro-verde à massa e misture bem. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte levemente com azeite.
Despeje uma porção da mistura na frigideira quente, espalhando bem para formar uma camada fina. Cozinhe em fogo médio até que as bordas comecem a dourar, então vire cuidadosamente e cozinhe o outro lado até ficar firme e dourado. Repita o processo com o restante da massa. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque os ovos, o óleo de coco, o leite, o sal, o cacau em pó e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente, adicione a avelã, a farinha de amêndoas e de coco e mexa até obter uma consistência homogênea. Por último, coloque o fermento químico e misture para incorporar.
Após, enfarinhe uma superfície lisa com farinha de amêndoas e, com a ajuda de um rolo, abra a massa. Corte no formato de um círculo e disponha os biscoitos sobre uma assadeira untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de amêndoas. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar as laterais. Sirva em seguida.
Dica: sirva decorado com avelãs trituradas e folhas de hortelã.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e espalhe a goma de tapioca peneirada, formando um disco. Cozinhe por cerca de 1 minuto até firmar. Reserve. Em outra frigideira, aqueça o azeite e refogue rapidamente o espinafre em fogo médio. Junte o ovo, tempere com sal e pimenta-do-reino e mexa até cozinhar. Recheie a tapioca com o refogado e dobre ao meio. Sirva imediatamente.
Fonte: Portal EdiCase
Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…
Eliminada nas oitavas de final do Mundial de Clubes após derrota por 2 a 0…
O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira a renovação de contrato do volante Lucas Silva até o…
Milton Hatoum se candidatou à ABL (Academia Brasileira de Letras) nesta quinta-feira, 26. O escritor…
A atleta olímpica Wanda dos Santos morreu nesta segunda-feira (30) na capital paulista. A informação…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 30/06/2025 20:10 Um médico terceirizado foi afastado…
This website uses cookies.