É perfeitamente possível preparar e desfrutar de caldos e cremes leves durante as festas juninas. Embora essa celebração seja conhecida por pratos tradicionais calóricos e saborosos, é importante lembrar que dá para adaptar as receitas para opções mais saudáveis e nutritivas sem comprometer o sabor.
Abaixo, confira 8 receitas de caldos e cremes leves para a festa junina!
Em uma panela, coloque o inhame, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macio. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira o inhame com a água para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho e os grãos de milho-verde e doure. Desligue o fogo e reserve parte do milho-verde.
Em seguida, acrescente o creme de inhame à panela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos. Se achar que está grosso, acrescente um pouco mais de água. Desligue o fogo, coloque o creme em um recipiente e sirva com o milho-verde reservado e o tomilho.
Em uma panela, coloque a abóbora, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macia. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira a abóbora com a água para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente o frango e refogue por 3 minutos. Junte a abóbora batida e tempere com sal e pimenta-do-reino. Ferva por 5 minutos e sirva em seguida com o coentro.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira para um liquidificador. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o alho e a cebola e refogue até dourar. Adicione o feijão-preto, a água do cozimento, a pimenta-do-reino e o sal e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira para um liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, finalize com a cebolinha e sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o milho-verde e a água do cozimento e bata por 2 minutos, sem desmanchar completamente os grãos. Reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o gengibre, o milho-verde batido e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo, tempere com o sal e a noz-moscada e sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o feijão-branco, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Depois, escorra os grãos, lave em água corrente e coloque em uma panela de pressão. Cubra com água e adicione as folhas de louro e os tomates. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por 25 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo, aguarde a pressão sair e abra a panela. Transfira o feijão-branco com o caldo para o liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente a mistura de feijão-branco e mexa para incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e ferva por 5 minutos. Desligue o fogo, junte as folhas de espinafre e abafe a panela. Sirva em seguida.
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até começar a dourar. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto. Adicione as cenouras, o louro e a cúrcuma. Refogue por 2 minutos. Acrescente o caldo de legumes e cozinhe em fogo médio até as cenouras ficarem macias. Coloque a ervilha e cozinhe por mais 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire a folha de louro. Desligue o fogo e finalize com a salsinha. Sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o alho e deixe dourar levemente. Adicione os cubos de batata-doce e o caldo de legumes. Cozinhe em fogo médio até a batata-doce ficar bem macia. Com o auxílio de um mixer de mão ou no liquidificador, bata o caldo até obter um creme liso. Se necessário, ajuste a textura acrescentando um pouco mais de água. Volte o caldo para a panela. Acrescente a couve e cozinhe por mais 3 a 5 minutos, somente até ela murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) reforça o alerta sobre o golpe do falso intermediário,…
A semana, de forma geral, será marcada por movimentos intensos e transformadores para todos os…
Neste domingo, os movimentos dos astros influenciarão cada nativo de forma única, despertando emoções, intuições…
As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao…
O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo,…
A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto.…
This website uses cookies.