8 formas inovadoras de preparar canjica

4 Min de leitura

As festas juninas se aproximam, um período de celebrações em todo o Brasil, marcado principalmente por uma gastronomia com sabores que remetem a memórias. Entre os pratos que simbolizam essa época, a canjica, também conhecida como mungunzá, destaca-se como um preparo que conquistou diferentes regiões. À base de milho branco, leite e açúcar, a receita pode receber complementos, originando novas leituras do prato.

“A canjica é um alimento que remete às festas juninas, com uma forte conexão emocional. É possível valorizar ainda mais essa tradição com abordagens criativas, incorporando ingredientes que adicionam novas texturas e sabores, sem perder a essência do prato […],” comenta Karina Dias, nutricionista da Vapza, empresa de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor.

Explorar variações da receita tradicional enriquece a mesa junina. Por isso, confira sugestões de preparo da canjica, que vão desde a mais tradicional até aquelas com toques contemporâneos, alternativas que demonstram a versatilidade do prato.

Esta versão combina a canjica com leite, leite condensado, creme de leite e uma porção de amendoim torrado. A canela em pau participa do cozimento e a em pó pode ser usada para servir.

A base dessa canjica é cozida com cardamomo, cravo-da-índia, pimenta-da-jamaica e canela em pau. Leite, leite de coco, leite condensado, açúcar e água de rosas completam a receita. Uma mistura de passas, cranberries (ou damasco), nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará e coco fresco ralado compõem a cobertura.

A canjica é preparada com água e leite condensado cozido até o ponto de doce de leite, açúcar, leite, leite de coco, amendoim torrado moído, canela em pau e cravo-da-índia. O cozimento é feito em fogo médio, com atenção para não grudar no fundo.

três recipientes marrons com brûlée em cima de superfície preta polvilhada com açúcartrês recipientes marrons com brûlée em cima de superfície preta polvilhada com açúcar
A canjica pode ser finalizada com uma camada de açúcar caramelizado (Imagem: Jerome.Romme | Shutterstock)

4. Canjica brûlée

Para esta receita, a canjica é cozida com creme de leite fresco, açúcar, raspas de fava de baunilha e leite de coco. Após o cozimento e resfriamento, uma camada de açúcar é adicionada à superfície e caramelizada com maçarico ou uma colher aquecida.

5. Sorvete de canjica

A canjica é fervida com leite de coco e canela. Depois, a mistura é processada no liquidificador até formar um creme. Leite condensado é adicionado e a mistura vai ao congelador. Após congelar, é batida novamente com creme de leite gelado.

A nutricionista Karina Dias sugere um preparo com canjica, leite, leite condensado e amido de milho dissolvido. O cozimento resulta em uma textura para o prato. Coco ralado, amendoim torrado ou paçoca podem ser adicionados após o preparo.

7. Bolo de canjica

A canjica pronta é misturada com leite condensado, ovos, leite de coco e manteiga. Tudo vai ao liquidificador até formar uma massa cremosa. Depois, o coco ralado e o fermento são incorporados delicadamente. A mistura é levada ao forno até dourar.

8. Salada de canjica

A canjica já cozida é misturada a legumes coloridos como cenoura, pimentão e milho, criando uma base leve e nutritiva. Temperada com azeite, limão, sal e ervas frescas, a salada ganha frescor e sabor. Pode ser servida fria, como entrada ou acompanhamento

Por Gabriely Coelho

Fonte: Portal EdiCase

Compartilhar