8 filmes para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas



Em 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data que presta homenagem e reconhecimento às tradições de diversos povos indígenas. Estabelecido em dezembro de 1994 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o dia visa conscientizar a população sobre a importância desses povos — suas culturas, direitos e contribuições — e segue sendo, até hoje, um marco de resistência, valorização e visibilidade.

A seguir, confira 8 filmes para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas!

1. Somos Guardiões (2023)

“Somos Guardiões” acompanha o indígena guardião da floresta Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto lutam para proteger seus territórios do desmatamento (Imagem: Reprodução digital | Appian Way Productions)

Dirigido por Chelsea Greene, Rob Grobman e Edivan Guajajara, e premiado como “Melhor Documentário” no Raindance Film Festival, em Londres, esse filme-documentário acompanha o indígena guardião da floresta Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto lutam para proteger seus territórios do desmatamento causado por um madeireiro ilegal e um grande proprietário de terras. A trama traz luz para a relação complexa entre política, economia e direitos territoriais, mostrando os desafios enfrentados pelos povos indígenas.

Onde assistir: Netflix.

2. O Território (2022)

“O Território” acompanha à jornada do povo indígena Uru-eu-wau-wau enquanto eles veem sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada (Imagem: Reprodução digital | O2 Play e National Geographic Films)

Premiado na categoria “Mérito excepcional na produção de documentários”, no Emmy Awards, em Los Angeles, essa trama conquistou o mundo com exibições em diversos festivais internacionais. E o mérito não é à toa: o filme ilustra a destruição e ameaça à Amazônia entre 2019 e 2022, trazendo discussões complexas para a sociedade.

Na obra, o público assiste à jornada do povo indígena Uru-eu-wau-wau enquanto eles veem sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada. Apesar de prometida autonomia sobre seu território ancestral, eles enfrentam dificuldades com a extração de madeira e grilagem de terras, causadas por fazendeiros e posseiros ilegais na Amazônia brasileira. As cenas trazem uma visão prática sobre a luta desses nativos contra a devastação ambiental.

Onde assistir: Disney+.

3. A Última Floresta (2021)

“A Última Floresta” retrata a resistência do povo Yanomami para preservar suas vidas e tradições culturais (Imagem: Reprodução digital | Gullane Filmes)

Dirigido por Luiz Bolognesi, mesmo diretor de “Uma História de Amor e Fúria”, o documentário ficcional retrata a resistência do povo Yanomami para preservar suas vidas e tradições culturais. Enquanto Davi Kopenawa, líder Yanomami, tenta manter vivos os espíritos da floresta e os costumes de seu povo, a chegada de garimpeiros traz morte e coloca em risco a vida da população.

Isolados na Amazônia, os indígenas são afligidos por doenças e atraídos por bens trazidos por brancos. Em meio às aflições, Ehuana, esposa de Davi, vê o seu marido desaparecer e tenta compreender o que aconteceu a partir de seus sonhos.

Onde assistir: Netflix.

4. Ainbo: A Guerreira da Amazônia (2021)

“Ainbo: A Guerreira da Amazônia” mostra como a ganância afeta o dia a dia dos povos indígenas (Imagem: Reprodução digital | Tunche Films, Cinema Management Group, Cool Beans e Epic)

Para o público infantil, a animação, dirigida e roteirizada por Richard Claus, mesmo diretor de “Meu Amigo Vampiro”, é um dos destaques da lista. Narrando a história de Ainbo, uma menina que nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na Floresta Amazônica, o filme mostra como a ganância afeta o dia a dia dos povos indígenas.

Após descobrir que a sua tribo está sendo ameaçada por outros seres humanos, a menina embarca em uma perigosa missão para salvar os Yakuruna. Com a ajuda de espíritos animais, luta para apagar a maldade dos homens brancos do coração de seu povo.

Onde assistir: Telecine, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes e TV.

5. A Febre (2019)

“A Febre” narra a história de um indígena acometido por uma misteriosa febre que causa sonhos estranhos e inexplicáveis (Imagem: Reprodução digital | Enquadramento Produções, Komplizen Film e Vitrine Filmes)

Estrelado por Regis Myrupu, premiado com o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, na Suíça, a trama conta a história de Justino, um indígena de Manaus que mora há 20 anos na cidade e trabalha de segurança no porto local.

Baseada na ligação dos indígenas com suas origens, a história gira em torno de uma febre misteriosa que acomete Justino. Mesmo longe de seu povo e inseguro, o personagem começa a ter sonhos estranhos e inexplicáveis. No entanto, uma série de ataques a animais pode finalmente explicar o que a febre quer dizer.

Onde assistir: Netflix, Globoplay, YouTube e Google Play Filmes e TV.

6. Ex-Pajé (2018)

“Ex-Pajé” conta a história de um poderoso pajé que passa a questionar a sua fé depois de ter contato com os brancos (Imagem: Reprodução digital | Gullane Filmes)

Premiada pelo júri de documentários do Festival de Berlim com a “Menção Honrosa” do Glashütte Original Documentary Award, o maior prêmio dado aos documentários, a obra conta a história de um poderoso pajé. Ele, por sua vez, passa a questionar a sua fé depois de ter contato com os brancos, que julgam e demonizam a sua religião.

Comandada por um pastor intolerante, a missão evangelizadora passa a colocar em dúvida costumes e crenças dos indígenas. No entanto, ela é questionada quando a morte passa a rondar a aldeia, e somente a sensibilidade do pajé aos espíritos da floresta pode salvar o povo.

Onde assistir: Apple TV, YouTube e Google Play Filmes e TV.

7. Piripkura (2017)

“Piripkura” narra a história dos dois últimos sobreviventes do povo, que vivem em uma área protegida em Mato Grosso (Imagem: Reprodução digital | Synapse)

Premiado como “Melhor Longa-Metragem de Documentário” na 19ª edição do Festival do Rio, o filme narra a história de dois indígenas nômades, últimos sobreviventes do povo Piripkura. A trama acompanha a rotina desses homens que vivem em uma área protegida em Mato Grosso, cercada por fazendas.

Para sobreviver, eles contam apenas com um machado e uma tocha acesa pela última vez em 1998. A cada dois anos, uma expedição da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) os visita para comprovar que ainda estão vivos e o local protegido.

Onde assistir: Prime Video.

8. Xingu (2011)

“Xingu” narra a história de três irmãos que decidem trocar a vida na cidade para viver na floresta (Imagem: Reprodução digital | Sony Pictures Entertainment e Downtown Filmes)

Contando a história da criação de um dos clássicos parques de preservação ambiental, o filme narra a trajetória dos irmãos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas Bôas (Caio Blat). Eles resolvem trocar a vida na cidade para viver na floresta.

Enquanto vivenciam aventuras e desbravam o Brasil, os irmãos entram em contato com aldeias indígenas e tornam-se referência na relação com estes povos. Assim, passam a lutar pelos direitos dos nativos e criam o famoso Parque do Xingu, referência na diversidade socioambiental e cultural da Amazônia brasileira.

Onde assistir: Netflix.





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Raquel ‘desaparece’ em episódio da semana final da novela

Uma das protagonistas de Vale Tudo, Raquel, personagem de Taís Araújo, não teve nenhuma participação…

10 segundos ago

5 dicas para prevenir o câncer de mama em cadelas

A campanha Outubro Rosa, voltada para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce…

2 minutos ago

EUA revogam vistos de brasileiro e de outros cinco por comentários sobre morte de Charlie Kirk

O governo Trump revogou nesta terça-feira, 14, os vistos de seis estrangeiros, entre eles um…

8 minutos ago

Bolsas da Europa operam em alta, com rali do setor de luxo após balanço da LVMH

Por Sergio Caldas*São Paulo, 15/10/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã…

20 minutos ago

Santos e Corinthians se enfrentam em clássico para fugir da ‘degola’ no Brasileirão

Santos e Corinthians se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em jogo da…

23 minutos ago

Palmeiras tem Vitor Roque de volta e busca 4ª vitória seguida para abrir distância na liderança

Líder do Brasileirão, o Palmeiras abre a 28ª rodada do torneio e tem a oportunidade…

48 minutos ago

This website uses cookies.