Os problemas digestivos são condições comuns que afetam o sistema gastrointestinal, causando desconforto e impactando a qualidade de vida. Entre os problemas mais frequentes estão o refluxo gastroesofágico, gastrite e constipação intestinal.
O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do ácido estomacal ao esôfago, provocando azia e regurgitação. A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago, resultando em dor ou queimação abdominal, náuseas e vômitos.
“A gastrite pode ser provocada pela infecção por H. pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios, consumo excessivo de álcool ou estresse. Para aliviar os sintomas, é importante adotar uma dieta equilibrada, evitar alimentos irritantes, reduzir o consumo de álcool e buscar orientação médica para tratamento adequado”, comenta Karyme Calisto, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera.
Já a constipação é caracterizada pela dificuldade de evacuar, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta, geralmente devido à baixa ingestão de fibras, hidratação inadequada e sedentarismo. “Cuidar da digestão no dia a dia é fundamental para manter a saúde geral e o bem-estar e evitar essas complicações. Com práticas mais saudáveis no dia a dia você pode corroborar para o funcionamento adequado do seu intestino”, reforça a docente.
A seguir, a especialista aponta 8 formas de promover uma digestão saudável, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações futuras. Confira:
Por Leticia Zuim Gonzalez
Fonte: Portal EdiCase
Um acidente de trânsito do tipo saída de pista, seguido de capotamento, deixou três homens…
Um homem identificado como Franz Huarley Marques Alves, de 34 anos, morreu após um confronto…
O Bahia estreou com goleada na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior,…
Um motociclista de 25 anos, identificado como João Vitor Borges Silva, morreu na tarde deste…
Revelado pelas categorias de base do Santos, o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, está de…
A alimentação vegana, além de consciente e saborosa, pode ser prática e diversificada. O mundo…
This website uses cookies.