Os problemas digestivos são condições comuns que afetam o sistema gastrointestinal, causando desconforto e impactando a qualidade de vida. Entre os problemas mais frequentes estão o refluxo gastroesofágico, gastrite e constipação intestinal.
O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do ácido estomacal ao esôfago, provocando azia e regurgitação. A gastrite é a inflamação do revestimento do estômago, resultando em dor ou queimação abdominal, náuseas e vômitos.
“A gastrite pode ser provocada pela infecção por H. pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios, consumo excessivo de álcool ou estresse. Para aliviar os sintomas, é importante adotar uma dieta equilibrada, evitar alimentos irritantes, reduzir o consumo de álcool e buscar orientação médica para tratamento adequado”, comenta Karyme Calisto, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera.
Já a constipação é caracterizada pela dificuldade de evacuar, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta, geralmente devido à baixa ingestão de fibras, hidratação inadequada e sedentarismo. “Cuidar da digestão no dia a dia é fundamental para manter a saúde geral e o bem-estar e evitar essas complicações. Com práticas mais saudáveis no dia a dia você pode corroborar para o funcionamento adequado do seu intestino”, reforça a docente.
A seguir, a especialista aponta 8 formas de promover uma digestão saudável, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações futuras. Confira:
Por Leticia Zuim Gonzalez
Fonte: Portal EdiCase
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central de Flagrantes e Atendimento ao Cidadão…
Na tarde deste sábado, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 267 canetas emagrecedoras e 10 ampolas…
Um homem foi preso por tráfico de drogas neste domingo (16) próximo à Feira Nova…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Max Antônio Santana, ocorrido neste domingo, 16,…
As cartas do baralho cigano enfatizam a importância do alinhamento emocional e da clareza nas…
Esta segunda-feira trará um clima leve, permitindo que os nativos de cada signo encontrem mais…
This website uses cookies.