8 benefícios da cenoura para a saúde



A cenoura, com seu laranja vibrante e sabor naturalmente adocicado e crocante, vai muito além de um simples vegetal. Fácil de encontrar e extremamente versátil, ela é rica em nutrientes essenciais, como vitaminas A, C e K, fibras e antioxidantes poderosos. Seja consumida crua, cozida ou em sucos e saladas, a cenoura combina praticidade e benefícios nutricionais, consolidando seu lugar como um alimento indispensável no dia a dia de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Confira, a seguir, 8 principais benefícios da cenoura para a saúde!

1. Fortalece o sistema imunológico

Além do betacaroteno, a cenoura contém uma boa quantidade de vitamina C, que “atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, diz a farmacêutica Luciana Rocha.

2. Melhora a saúde digestiva

A cenoura é rica em fibras dietéticas, importante para um sistema digestivo saudável. A fibra ajuda a manter os movimentos intestinais regulares, previne a constipação e promove um ambiente saudável para as bactérias intestinais benéficas. Isso pode reduzir o risco de doenças digestivas e melhorar a absorção de nutrientes.

3. Melhora a saúde da pele

A cenoura é uma verdadeira aliada da saúde da pele, graças à combinação poderosa de antioxidantes e vitaminas A e C. Esses nutrientes atuam no combate aos radicais livres, retardando os sinais de envelhecimento e ajudando a prevenir rugas. Além disso, a vitamina A desempenha papel fundamental na reparação dos tecidos cutâneos, promovendo uma pele mais saudável, firme e luminosa.

“Os antioxidantes na dieta podem desempenhar um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele e anexos cutâneos, pois são compostos que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro da pele e a uma variedade de problemas dermatológicos”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

4. Contribui para a saúde cardiovascular

O consumo regular de cenoura pode ajudar a manter o coração saudável. As fibras e os antioxidantes presentes neste vegetal, como o betacaroteno, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das mortes que acontecem no Brasil anualmente são decorrentes de doenças ligadas a altos índices de colesterol, o que representa mais de 400 mil óbitos.

A textura crocante da cenoura ajuda na limpeza dos dentes e das gengivas (Imagem: LightField Studios | Shutterstock)

5. Melhora a saúde bucal

Mastigar cenoura crua pode ajudar a manter a saúde bucal. A textura crocante auxilia na limpeza dos dentes e das gengivas, removendo partículas de alimentos e placas bacterianas. Além disso, o vegetal estimula a produção de saliva, que é um fluido essencial na prevenção de cáries e doenças gengivais, pois neutraliza os ácidos e combate as bactérias na boca.

6. Ação antioxidante poderosa

A cenoura é rica em antioxidantes, como os carotenoides e a vitamina C. Eles ajudam a combater os radicais livres no corpo, que são moléculas instáveis que podem danificar células e levar a condições crônicas.

7. Fortalece a saúde dos ossos

A cenoura também desempenha papel importante na saúde óssea. Rica em vitamina K, cálcio e fósforo, ela fornece nutrientes essenciais que fortalecem os ossos, favorecem a mineralização e ajudam a prevenir fragilidades ao longo do tempo. Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com 50 anos ou mais poderão sofrer alguma fratura osteoporótica ao longo da vida, reforçando a importância de manter uma alimentação rica em nutrientes.

8. Auxilia na saúde ocular

O betacaroteno presente na cenoura é fundamental para a saúde da córnea, a camada externa dos olhos. A deficiência desse nutriente pode aumentar a vulnerabilidade a infecções oculares e reduzir a capacidade de enxergar em ambientes com pouca luminosidade.





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

blocos Calcita, Dolomita e Azurita podem gerar R$ 167 bi de receita durante vida útil

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira, 1º de outubro, resolução que…

7 minutos ago

Arsenal vence Olympiacos e fica entre os líderes da Champions League; City só empata

Dois gigantes do futebol inglês tiveram resultados distintos, nesta quarta-feira, na segunda rodada da fase…

9 minutos ago

Mundial de atletismo paralímpico: Jerusa Geber garante tetracampeonato

O tetracampeonato da velocista Jerusa Geber na prova dos 100 metros T11 (deficiência visual) foi…

15 minutos ago

Líder do governo na Câmara diz que Planalto está de acordo com mudanças no parecer de Lira

O vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair José da Cunha (MG), afirmou que…

17 minutos ago

PF pede a Moraes inclusão de denúncias de ameaças a Dino em inquérito das ‘milícias digitais’

A Polícia Federal encaminhou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de…

20 minutos ago

Fernanda Torres anuncia filmagens de ‘Os Corretores’, comédia dirigida por Andrucha Waddington

Fernanda Torres anunciou nesta quarta-feira, 1º, que dará início ainda este mês às filmagens de…

21 minutos ago

This website uses cookies.