76 mil famílias beneficiadas em 145 municípios goianos – Portal Goiás


Em 2024, programa foi ampliado para atender novos perfis de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência doméstica e responsáveis por crianças em situação de risco (Foto: Edgard Soares)

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), segue avançando com o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social.

Desde a criação da iniciativa, em 2021, já foram contempladas 76 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, com o benefício mensal de R$ 350 para pagamento do aluguel. O programa já está presente em 145 municípios goianos.

Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado celebra os resultados e reforça a importância de garantir um teto para quem mais precisa.

“O Goiás Social atua onde o poder público historicamente demorou a chegar. O Aluguel Social começou em um momento de dor para o mundo inteiro, mas se tornou uma política de Estado justamente porque cumpre um papel essencial: dar dignidade às famílias goianas. Ter um lar, mesmo que provisório, muda vidas”, afirma.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, destaca que o aumento no número de municípios atendidos reflete o compromisso do Governo de Goiás com a inclusão social.

“O programa já alcança 145 cidades, o que representa mais de 60% do território goiano. Isso mostra o quanto temos avançado em garantir apoio direto às famílias que mais precisam. O Aluguel Social tem sido fundamental não só para mães chefes de família e idosos, mas também para vítimas de violência e pessoas com deficiência”, pontua Baldy.

Ampliação

Em 2024, o programa foi ampliado para atender novos perfis de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência doméstica e responsáveis por crianças em situação de risco.

A legislação atual permite que o benefício seja concedido a esse público em qualquer um dos 246 municípios do estado, com edital aberto de forma contínua, facilitando o acesso dessas mulheres, crianças e seus responsáveis legais.

Histórias como a de dona Rosenilda Barbosa Conceição, de 28 anos, mãe solo de três crianças, ilustram o impacto positivo do programa.

“Eu pago R$ 380 de aluguel, então vai facilitar muito minha vida. Não tenho renda fixa, pois trabalho como diarista. Fiquei muito feliz com a chegada desse benefício”, conta a moradora de Nova Glória.

Rosenilda Barbosa de Nova Glória é beneficiada pelo Aluguel Social. Não tenho renda fixa, trabalho como diarista. Fiquei muito feliz com a chegada desse benefício” (Foto: Edgard Soares)

Em Nova Iguaçu de Goiás, a babá Maria Aparecida Jonas de Oliveira, de 49 anos, conta que a ajuda chegou em um momento importante.

“Agora vai sobrar dinheiro para ajudar na alimentação, por exemplo. Já tive que deixar de comprar muitas coisas que precisava para pagar aluguel. Agora estou mais tranquila”, revela Maria Aparecida, que recebeu seu cartão na última segunda-feira (04/08), na cidade.

Saiba mais

Benefícios habitacionais chegam a Luziânia e Novo Gama

Anicuns recebe casas a custo zero, restauração de rodovia e quadra

Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Adversária em campo, Noruega é parceira de ações ambientais do Brasil

A Seleção Brasileira tem pela frente, nas oitavas de final da Copa do Mundo de…

1 hora ago

Espanha repete feito do Brasil de 1958 em classificação sobre Áustria

A Espanha segue na busca pelo segundo título de Copa do Mundo do país. Nesta…

3 horas ago

Estrela do atletismo é pódio nos Jogos Parasul-Americanos no ciclismo

O Brasil estreou nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar, na Colômbia, com sete medalhas no ciclismo…

4 horas ago

Portugal vira sobre Croácia e vai às oitavas com gols de CR7 e Ramos

Ao estilo dramático tal como o fado, Portugal se classificou às oitavas de final da…

5 horas ago

Matheus Cunha agradece “respeito” ao Brasil, mas rechaça favoritismo

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Japão, na última segunda-feira (29), em…

6 horas ago

Governo reforça SUS com 760 profissionais em enfermagem obstetrícia

O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais…

7 horas ago

This website uses cookies.