7 vantagens de treinar musculação no inverno

Durante o inverno, é comum que as pessoas reduzam a rotina de exercícios físicos, com o intuito de fugir do frio. No entanto, engajar-se em um programa de treinos durante esta estação pode trazer notáveis benefícios para a saúde e o bem-estar, tanto do corpo quanto da mente.

A prática regular de musculação no inverno, por exemplo, oferece vantagens que vão além do mero desenvolvimento muscular e da melhoria da força. “Treinar em dias frios pode ser mais desafiador, mas é importante se manter motivado e evitar o desânimo. Lembre-se dos benefícios a longo prazo que uma rotina de treinos pode trazer para a saúde e o bem-estar do corpo e da mente, independentemente da estação do ano”, afirma Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym — rede de Studios do Grupo Smart Fit voltada para a musculação.

Para te ajudar a manter a rotina de exercícios físicos durante o inverno, veja alguns benefícios da prática de musculação durante esta época do ano!

1. Queima mais calorias

O aumento da massa muscular resultante da musculação gera maior gasto calórico, o que é especialmente benéfico para evitar o ganho de peso, resultado comum nesta estação do ano. “Durante o inverno, nosso corpo gasta energia adicional para manter-se aquecido. Ao praticar musculação, você não apenas fortalece seus músculos, mas também acelera o metabolismo”, explica Lucas Meireles.

2. Previne lesões

Ao fortalecer os músculos e estabilizar as articulações por meio do treinamento de musculação, é possível preparar o corpo para enfrentar não apenas os desafios dos exercícios, mas também para outras atividades físicas do dia a dia. “A construção de uma musculatura sólida reduz significativamente o risco de lesões durante a prática esportiva, permitindo que você desfrute de uma rotina ativa com mais segurança”, acrescenta.

3. Melhora o humor

Durante o inverno, é comum haver uma diminuição no bom humor, devido não só aos dias mais frios, mas também pela menor luz solar e as mudanças na rotina diária. No entanto, a prática regular de musculação pode ser um poderoso aliado para elevar o ânimo.

“Ao se exercitar, você libera endorfinas, hormônios relacionados ao prazer e ao estado de felicidade. Essa liberação hormonal pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a sensação geral de bem-estar, contribuindo para uma perspectiva mais positiva durante o inverno”, explica o profissional.

4. Controla o apetite

Durante o inverno, é comum sentir mais fome por causa da vontade maior de consumir alimentos calóricos para aquecer o corpo. No entanto, a prática regular de musculação ajuda a regular os hormônios ligados à fome e à saciedade, como a grelina e a leptina. Assim, a atividade aumenta o metabolismo e a queima calórica, equilibrando o apetite e evitando o consumo exagerado de alimentos.

A musculação favorece um sono mais profundo e restaurador (Imagem: Leszek Glasner | Shutterstock)

5. Proporciona maior qualidade de sono

Após praticar exercícios físicos, o corpo precisa de tempo para se recuperar e repor as energias — e é durante o sono que esse processo ocorre. “Ao engajar-se em uma rotina de musculação, você experimentará um sono mais profundo e restaurador”, comenta Lucas Meireles, que acrescenta: “Os exercícios físicos promovem um efeito relaxante no corpo e na mente, reduzindo a tensão e proporcionando uma sensação de tranquilidade, que contribui para uma qualidade de sono aprimorada”.

6. Ajuda a manter o corpo aquecido

A prática da musculação durante o inverno é uma ótima forma de manter o corpo aquecido de maneira natural. Isso porque os exercícios de força ativam a circulação sanguínea, aumentam a temperatura corporal e estimulam o metabolismo, que tende a ficar mais lento nos dias frios. Além disso, ao movimentar os músculos e realizar esforços físicos, o corpo gera calor interno, combatendo a sensação de frio.

7. Fortalece a imunidade

O inverno é conhecido por ser um período de maior incidência de gripes, resfriados e outras doenças sazonais. Ao praticar exercícios físicos, incluindo a musculação, ocorre o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, a prevenção de possíveis doenças.

“Os exercícios aumentam a circulação sanguínea, melhoram a oxigenação dos tecidos e estimulam a liberação de substâncias que fortalecem a resposta imunológica do organismo, tornando-o mais resistente a doenças e infecções típicas do inverno”, esclarece Lucas Meireles.

Aquecimento prévio é fundamental

Antes de praticar a musculação durante o inverno, é importante tomar alguns cuidados. Para isso, Lucas Meireles recomenda: elevar a temperatura corporal e ativar os músculos e articulações antes de iniciar o treino, caso contrário, o risco de lesões torna-se bem maior.

Além disso, o treinador argumenta que não existem contraindicações específicas para fazer musculação no frio, mas que é importante realizar um aquecimento prévio, vestir-se adequadamente, manter-se hidratado e evitar treinar exposto ao ar livre, principalmente em condições extremas.

“Além disso, não sinta culpa por falhar, afinal, é sempre possível tentar novamente. Outra dica que pode ajudar, é escolher um lugar onde você fique confortável para treinar, e ter uma playlist própria pode ser um grande incentivo. Por fim, foque nos resultados e em seu progresso, isso será um combustível para continuar malhando”, finaliza o especialista.

Por Isabella Sala e Redação EdiCase

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Médico do Palmeiras explica motivo de nova cirurgia em Paulinho após o Mundial

Autor do único gol e herói da classificação do Palmeiras no sábado, contra o Botafogo,…

17 minutos ago

Botafogo-SP bate Cuiabá, impede rival de entrar no G-4 e deixa zona de rebaixamento da Série B

O Botafogo-SP não teve vida fácil, mas conseguiu embalar a segunda vitória seguida para sair…

1 hora ago

Vaquinha para alpinista que socorreu brasileira na Indonésia é retomada sem cobrança de taxa

A vaquinha promovida pela plataforma Voaa para o alpinista asiático Agam, que resgatou o corpo…

2 horas ago

Quem era homem que morreu após ter convulsão durante evento do Legendários no MT

Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu no sábado, 28, após sofrer crise convulsiva…

2 horas ago

Cidade de SP tem alta de furtos em maio; roubos e latrocínios caem

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 30/06/2025 21:46 A cidade de São Paulo…

2 horas ago

Médico atesta necessidade de cirurgia em Daniel Silveira após Moraes exigir laudo

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro enviou nesta…

2 horas ago

This website uses cookies.