7 sintomas de alerta para o câncer infantil

O câncer em crianças é mais raro do que em adultos, mas merece atenção. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infantil trata-se da principal causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Mesmo assim, muitos pais ainda não sabem que os pequenos também podem desenvolver esse tipo de enfermidade — e acabam deixando passar sinais importantes.

A médica oncopediatra Dra. Amanda Ibagy explica que o maior desafio no diagnóstico precoce do câncer infantil é justamente o desconhecimento. “É comum os pais acharem que certos sintomas são apenas gripe ou virose. Só que, quando eles se repetem ou persistem, é preciso investigar melhor”, alerta.

Principais cânceres em crianças

Manter um acompanhamento periódico com o pediatra é fundamental para detectar alterações precoces e garantir que qualquer sinal suspeito seja avaliado com atenção. Entre os tipos mais comuns de câncer em crianças, estão as leucemias, linfomas, tumor de Wilms e neuroblastoma.

Sintomas do câncer infantil

Embora cada tipo de câncer infantil um tenha suas particularidades, alguns sintomas costumam aparecer com frequência:

  1. Febre prolongada sem causa aparente;
  2. Cansaço excessivo;
  3. Dores constantes nos ossos;
  4. Palidez;
  5. Perda de peso sem explicação;
  6. Aumento dos gânglios (ínguas);
  7. Inchaços ou nódulos no abdômen.

Segundo a Dra. Amanda Ibagy, os pais devem observar mudanças no comportamento e na disposição da criança, principalmente quando os sintomas não passam com o tempo. “O mais importante é perceber quando algo foge do padrão da criança. Se isso acontecer, o ideal é procurar o pediatra e, se necessário, um especialista”, orienta.

As chances de cura do câncer infantil são altas, principalmente quando o diagnóstico é feito no início (Imagem: fizkes | Shutterstock)

Chances de cura são altas

Ao contrário do câncer em adultos, o infantil geralmente não está ligado a fatores externos, como alimentação ou estilo de vida. Na maioria das vezes, tem origem genética ou está ligado a mutações celulares ainda pouco compreendidas.

Apesar disso, as chances de cura são altas, principalmente quando o diagnóstico é feito no início. “Dependendo do tipo de câncer, as chances de cura chegam a 70% ou mais. Por isso, a informação é essencial. Quando os pais conhecem os sinais e confiam na própria intuição, é possível agir mais rápido”, destaca a médica oncopediatra.

Apoio e acolhimento durante o tratamento

Além do tratamento médico, o suporte emocional para a criança e sua família é fundamental. Muitas instituições oferecem atendimento psicológico e acompanhamento multidisciplinar para tornar essa fase mais leve e acolhedora. “A infância é uma fase valiosa e merece atenção em todos os detalhes. Estar atento aos sinais, sem pânico, mas com responsabilidade, é um ato de cuidado e amor”, finaliza a Dra. Amanda Ibagy.

Por Daiane Bombarda

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Lula diz que seu governo está combatendo o crime organizado, que ‘chegou à Faria Lima’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo federal está combatendo o…

41 segundos ago

Despedida de Angela Ro Ro teve aplausos e pétalas de rosas

O velório de Angela Ro Ro foi marcado por uma fortes emoções e homenagens. Realizada…

2 minutos ago

FMI reitera apoio ao programa fiscal da Argentina, após revés a Milei desestabilizar mercados

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reforçou nesta terça-feira, 9, apoio à agenda de estabilização fiscal…

18 minutos ago

Imprensa internacional repercute voto de Moraes pela condenação de Bolsonaro

Por Redação O Estado de S. Paulo - 09/09/2025 20:04 O voto do ministro do…

21 minutos ago

Índia e EUA continuam negociações para resolver barreiras comerciais

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que os EUA e a Índia continuam as negociações…

26 minutos ago

PCGO prende homem por dirigir embriagado e colidir contra viatura policial em Águas Lindas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc)…

33 minutos ago

This website uses cookies.