As proteínas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Elas contribuem para a construção de pele, músculos, ossos e outros tecidos. Mas engana-se quem pensa que só é possível encontrar o nutriente em ingredientes de origem animal, pois ele está presente em praticamente todos os alimentos do reino vegetal.
Abaixo, confira 7 receitas vegetarianas ricas em proteínas!
Em um recipiente, coloque a farinha de grão-de-bico e o sal e misture. Adicione o azeite de oliva e mexa até obter uma farofa. Aos poucos, coloque a água e misture até obter uma massa homogênea. Unte uma assadeira com fundo removível com azeite de oliva, disponha a massa sobre ela e, com um garfo, faça furos na superfície. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 15 minutos. Retire do forno e reserve.
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o brócolis e refogue por 5 minutos. Desligue o fogo e tempere com sal. Reserve. Em um liquidificador, coloque o tofu, o sal, o orégano, a noz-moscada, o azeite de oliva e o suco de limão e bata até obter uma textura uniforme.
Por último, coloque o fermento químico e bata novamente para incorporar. Transfira a mistura para a panela com o brócolis e misture. Após, disponha o recheio sobre a massa, espalhe e finalize com os tomates-cereja e as rodelas de abobrinha. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione metade da cebola e do alho e doure. Junte os demais vegetais, cubra com um pouco de água e cozinhe por 8 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Em outra panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Disponha o restante da cebola e do alho e doure. Acrescente o arroz e mexa. Cubra com água, coloque o sal e o açafrão e cozinhe até secar. Desligue o fogo, junte os vegetais reservados e o tofu ao arroz e misture. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a lentilha, cubra com a água e leve ao fogo médio para cozinhar por 25 minutos. Desligue o fogo, escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, em um recipiente, misture o tofu com metade do azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. Deixe descansar para absorver os sabores. Em seguida, em uma saladeira, junte a lentilha com o tofu temperado, o restante do azeite de oliva e o vinagre balsâmico, mexendo delicadamente para manter os cubos de tofu inteiros. Finalize decorando com dill e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte o cogumelo e refogue por 1 minuto. Acrescente o vinagre de maçã e o tomilho e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira a mistura para um liquidificador. Coloque as nozes e bata até obter uma consistência homogênea. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque a farinha de linhaça e a água e deixe de molho até obter uma textura pegajosa. Reserve. Em um liquidificador, bata a batata-doce até obter um purê. Adicione a essência de baunilha, a proteína vegetal, o cacau, o óleo de coco e a farinha de linhaça e bata novamente até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento químico e bata para incorporar. Coloque a massa em formas para muffin e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque as batatas, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e amasse as batatas. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte as batatas amassadas e as folhas de espinafre e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo, tempere com sal e reserve.
Em um recipiente, coloque a farinha de grão-de-bico, o amido de milho, a água, o vinagre de maçã, o sal e o açafrão e mexa até obter uma consistência lisa. Junte a mistura com as batatas e o espinafre e mexa para incorporar. Unte uma frigideira com azeite de oliva e aqueça em fogo médio. Disponha a massa e espalhe. Doure ambos os lados. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque a proteína de soja, cubra com água quente e vinagre de maçã e deixe descansar por 20 minutos. Escorra e aperte com as mãos para remover o excesso de água. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo vegetal em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e doure levemente.
Em seguida, junte a proteína de soja hidratada e refogue até que comece dourar. Coloque o molho de tomate, a mostarda e o ketchup, misture e cozinhe por 5 minutos. Por último, coloque o creme de aveia, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa para incorporar e cozinhe até o molho ficar bem cremoso. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
Nesta segunda-feira, o movimento dos astros trará um misto de sensibilidade e desafios para diferentes…
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
This website uses cookies.