Muito presente na dieta vegetariana, a jaca é fonte de ferro e rica em minerais, fibras, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B (B2 e B5) e vitamina C. Além disso, ela ajuda na digestão, na construção de ossos e cartilagens, bem como auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Pode ser consumida in natura ou utilizada em receitas doces e salgadas.
A seguir, confira 7 receitas surpreendentes e práticas com jaca!
Unte uma faca com óleo e corte a jaca em pedaços, coloque em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 35 minutos após pegar pressão. Retire a panela do fogo e espere a pressão sair completamente. Retire a jaca da panela, coloque em uma tábua e retire a casca, as sementes e o talo. Com um garfo, desfie a jaca e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho e a cebola. Acrescente, aos poucos, a carne da jaca, o tomate, a azeitona e o champignon. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Coloque o cheiro-verde, mexa e retire do fogo. Sirva em seguida.
Limpe bem os bagos da jaca. Em uma panela, coloque o açúcar, a água, o suco de limão e leve ao fogo médio até formar uma calda rala (cerca de 15 minutos). Junte a jaca e cozinhe em fogo baixo até a calda engrossar e os bagos ficarem macios e brilhantes (30 minutos). Espere esfriar, coloque em um recipiente e leve à geladeira antes de servir.
Retire o caroço da jaca. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por 15 minutos. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Coloque o sorvete em potes de plástico e leve-os ao freezer por 45 minutos. Depois, bata na batedeira até ficar com consistência cremosa. Volte o sorvete para os potes e leve novamente ao freezer até endurecer. Sirva em seguida.
Massa
Recheio
Massa
Em uma panela, coloque o caldo de legumes, o azeite e o sal e leve ao fogo médio para ferver. Acrescente as farinhas e o orégano. Mexa até a farinha absorver todo o líquido e virar uma massa consistente. Desligue o fogo, espere amornar e sove em uma bancada enfarinhada com farinha de trigo até a massa ficar lisinha. Reserve.
Recheio
Coloque a jaca na panela de pressão, cubra com água e acrescente um fio de azeite. Leve ao fogo médio e cozinhe por 35 minutos após pegar pressão. Retire a panela do fogo e espere a pressão sair. Em seguida, corte a jaca em rodelas. Descarte a casca e o miolo, desfie o interior (com exceção das sementes e das bagas).
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola. Acrescente o tomate, a jaca desfiada e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe por 3 minutos, mexendo de vez em quando para evitar queimar. Acrescente o extrato de tomate e o cheiro-verde. Misture tudo e desligue o fogo.
Montagem
Pegue um pouco de massa e achate na mão. No centro da massa, coloque o recheio de jaca e modele a coxinha. Repita o procedimento com toda a massa e o recheio. Encha uma panela com óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Frite as coxinhas até ficarem douradas. Escorra o excesso de óleo da coxinha em papel-toalha e sirva em seguida.
Bata a polpa da jaca no liquidificador para triturar e reserve. No liquidificador, bata a água fervente, a gelatina, o açúcar e o suco de laranja por um minuto. Junte o leite condensado e bata até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente o creme de leite. Mexa delicadamente. Em seguida, acrescente a jaca batida e misture. Leve à geladeira até ficar firme. Sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o óleo de coco em fogo médio e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o alho e o gengibre. Refogue mais um pouco. Adicione o curry em pó e misture bem para liberar o aroma. Junte o tomate e refogue até formar um molho espesso. Adicione a jaca e misture bem para incorporar o tempero. Coloque o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até encorpar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
No liquidificador, bata a jaca, o açúcar, o óleo e o leite vegetal até obter um creme liso. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o coco ralado, a canela e o sal. Despeje o creme do liquidificador na tigela com os secos e misture até ficar homogêneo. Adicione o fermento, misturando delicadamente. Despeje em uma forma untada com óleo vegetal e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 35-40 minutos, ou até dourar e passar no teste do palito. Deixe esfriar antes de desenformar. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
O Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado…
Max Verstappen prevê uma corrida "difícil" neste domingo, ao largar na quinta posição no grid…
Um dos duelos mais aguardados da 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terminou…
O São Paulo não encontrou dificuldades para superar o Bahia no MorumBis. Construiu com naturalidade…
O goleiro Rafael revelou todo o momento difícil pelo qual o São Paulo passou antes…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado, 25, o movimento palestino Hamas…
This website uses cookies.