Durante o inverno, as comidas quentinhas se tornam um verdadeiro abraço para o estômago, pois, além de aquecerem, elas fazem com que o clima se torne mais aconchegante. E uma das maiores aliadas para criar pratos deliciosos nesta época do ano é a panela de pressão. Por isso, descubra sete receitas irresistíveis e saborosas que vão deixar o seu dia mais gostoso!
Na panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a costela e doure bem de todos os lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a cebola e o alho e refogue até ficarem macios. Junte o tomate e o colorau. Mexa e refogue por uns 5 minutos, até formar um molho. Adicione água quente até cobrir a costela. Coloque a folha de louro. Cozinhe por 35 a 40 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Se a carne já estiver macia, adicione a mandioca. Cozinhe até que a mandioca fique bem macia e parte dela comece a dissolver no caldo, engrossando o molho. Acerte o sal, salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.
Com uma faca afiada, corte a carne ao meio, no sentido do comprimento e sem separar as partes, formando um bolso. Tempere com sal e reserve. Em uma tigela pequena, coloque o alho-poró, a cenoura, o pão, o cheiro-verde e uma colher de sopa de maionese. Misture e recheie a carne. Prenda as bordas da carne com palitos de madeira e reforce com barbante para não vazar o recheio. Reserve.
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio. Doure a carne. Cubra com água e cozinhe em fogo médio por 45 minutos, após o início da pressão. Retire a panela do fogo e espere sair a pressão. Verifique o cozimento. Se necessário, termine de cozinhar com a panela destampada. Retire a carne da panela e fatie mantendo o formato. Reserve.
Junte o restante da maionese ao caldo do cozimento da carne, misture com uma colher de pau e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até obter um molho homogêneo e espesso. Reserve. Coloque a carne reservada em uma travessa, cubra com o molho e sirva em seguida.
Em um recipiente, desmanche o fubá em 570 ml de água fria. Na panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Refogue a cebola e o alho. Coloque o restante da água e deixe ferver. Em seguida, despeje o fubá dissolvido e mexa bem até levantar fervura. Tampe a panela e deixe em fogo brando durante 20 minutos, após iniciar a pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair.
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue os tomates. Acrescente a carne e refogue até perder a cor avermelhada. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em um recipiente untado com óleo, despeje metade da polenta, cubra com metade da carne refogada e um pouco de queijo ralado. Novamente, despeje a polenta, depois o refogado e o restante do queijo ralado. Leve ao forno médio até derreter o queijo. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio. Refogue a cebola e acrescente a carne. Cozinhe até perder a cor avermelhada. Adicione a azeitona, a salsinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte a tampa dos pimentões e retire as sementes. Recheie-os com a carne refogada. Coloque-os na panela de pressão e adicione o molho de tomate. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos após iniciar a pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Sirva em seguida.
Na panela de pressão, coloque a água, o creme de leite, o molho de tomate, os tabletes de caldo de galinha e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, coloque o macarrão e tampe a panela. Cozinhe por 6 minutos após iniciar a pressão. Depois, retire do fogo e espere a pressão sair. Despeje a mistura em uma travessa refratária e cubra com o presunto, a muçarela e o requeijão. Leve ao forno em temperatura média até derreter o queijo. Sirva em seguida.
Na panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o pimentão, o tomate e a cenoura. Refogue por uns 3 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cominho. Acrescente a lentilha e a folha de louro e cubra com o caldo de legumes. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela com cuidado, adicione o espinafre e cozinhe com a panela aberta por mais 5 minutos. Sirva em seguida.
Corte a carne em tiras pequenas ou em quadradinhos. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola. Adicione a carne e refogue até perder a cor avermelhada. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o caldo de carne e cozinhe por 40 minutos, após iniciar a pressão. Depois, desligue o fogo e aguarde a pressão da panela sair. Acrescente o nabo, a cenoura e a manjerona. Cozinhe por mais 20 minutos em fogo médio, sem pressão, até que os legumes fiquem macios. Verifique o tempero e acrescente a salsinha picada. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 04/07/2025 20:37 O ator Julian McMahon, conhecido…
Quatro derrotas seguidas, sendo a última na fase de classificação da edição passada da Liga…
A Polícia Civil de Goiás, através do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) e Grupo…
A vitória sobre o Al-Hilal nas quartas de final do Mundial de Clubes valeu uma…
Os aplausos de pé até sugerem que Emma Raducanu somou mais uma grande vitória em…
Depois de deixar a sua marca nas redes da Inter de Milão na emblemática vitória…
This website uses cookies.