7 produções nacionais para entender a Proclamação da República



Há 136 anos, Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, liderou uma tropa que destituiu o Império de Dom Pedro II e proclamou a República do Brasil. Como resultado, o marco histórico mudou o destino do país e, posteriormente, tornou-se feriado nacional com Eurico Gaspar Dutra, em 1949. Em 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a determinação foi revogada e passou a ser regulada pela Lei n° 10.607/02.

A Proclamação da República, também conhecida como “Golpe Republicano” ou “Golpe de 1889”, foi resultado de uma articulação entre setores da sociedade que estavam insatisfeitos com a monarquia. No período, militares e civis reivindicavam manifestar as suas posições políticas e, junto a grupos sociais, exigiam participação por via eleitoral, o que culminou na junção dessas classes para derrubar o antigo governo vigente.

Para entender mais detalhadamente como ocorreu esse fato, confira 7 produções que falam sobre a história do Brasil!

1. O Cortiço (1978)

“O Cortiço” é um drama que aborda os temas de desigualdade, exploração e tensões sociais no século XIX (Imagem: Reprodução digital | Argos Filmes do Brasil e Cine Nacional)

Baseado no clássico romance de Aluísio Azevedo, “O Cortiço” é um drama que retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX, onde diferentes classes sociais convivem em um ambiente marcado pela desigualdade, exploração e tensões sociais.

A trama segue o conflito entre moradores, como o ambicioso João Romão (Armando Bógus), um português que vive à custa da exploração dos outros, e a jovem Rita Baiana (Betty Faria), uma mulher sedutora e símbolo do conflito sexual. Ao longo da história, os personagens são confrontados pelas suas ambições, paixões e relações de poder, enquanto a miséria e a violência se espalham pelo cortiço.

Onde assistir: YouTube.

2. Carlota Joaquina: Princesa do Brazil (1994)

“Carlota Joaquina: Princesa do Brazil” explora, de forma humorística, a rotina da princesa (Imagem: Reprodução digital | Warner Bros. Entertainment)

Uma comédia romântica brasileira dirigida por Carla Camurati, o filme satiriza a vida da infanta espanhola Carlota Joaquina, que se tornou princesa do Brasil por seu casamento com Dom João VI, durante o período colonial.

Na obra, são abordadas as intrigas palacianas, a relação conturbada entre o casal e os eventos que levaram a família real portuguesa ao Brasil, fugindo das invasões napoleônicas. Além disso, a narrativa explora, de forma humorística, a rotina da princesa, destacando as suas características peculiares que marcaram seu nome nos livros de história.

Onde assistir: Netflix.

3. Guerra de Canudos (1997)

“Guerra de Canudos” mostra como foi formada a comunidade de Canudos e os conflitos da época (Imagem: Reprodução digital | Columbia TriStar Pictures)

Dirigido por Sérgio Rezende, o filme brasileiro é baseado nos eventos reais da Guerrade Canudos, um conflito ocorrido no final do século XIX, no sertão da Bahia. O enredo retrata a formação da comunidade de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (José Wilker), um líder religioso e messiânico.

À medida que Canudos cresce, ele entra em conflito com as autoridades locais e com o governo republicano, que vê a comunidade como uma ameaça. A partir disso, tensões políticas entre poder e fé são iniciadas, culminando na intervenção militar que sufocou o líder da comunidade.

Onde assistir: YouTube.

4. Mauá – O Imperador e o Rei (1999)

O filme “Mauá – O Imperador e o Rei” evidencia o cenário de instabilidade que, anos depois, abriria caminho para a ruptura republicana em 1889 (Imagem: Reprodução digital | Europa Filmes)

Dirigido por Sérgio Rezende, o filme “Mauá – O Imperador e o Rei” é um drama biográfico que acompanha a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, interpretado por Paulo Betti, destacando sua infância, ascensão como empresário modernizador e posterior falência em meio a disputas políticas e econômicas do século XIX. Com nomes como Malu Mader, Hugo Carvana e Cláudio Corrêa e Castro no elenco, a obra revisita conflitos entre forças progressistas e setores conservadores do Império.

Ao revelar o desgaste das instituições imperiais, a resistência a modernizações, o choque entre interesses econômicos e a fragilidade política do período final do Império, a narrativa ilumina o cenário de instabilidade que, anos depois, abriria caminho para a ruptura republicana em 1889.

Onde assistir: MUBI e YouTube.

5. Caramuru: A invenção do Brasil (2001)

“Caramuru: A invenção do Brasil” explora a chegada de Caramuru ao país e a sua interação com os indígenas (Imagem: Reprodução digital | Sony Pictures Motion Picture Group)

Estrelado por Selton Mello, Camila Pitanga e Deborah Secco, a produção dirigida por Guel Arraes é uma comédia histórica que mistura elementos reais e fictícios. Explorando a chegada de Diogo Álvares, o Caramuru, ao Brasil durante o século XVI, a trama conta a trajetória do protagonista após naufragar na costa brasileira e ser acolhido por Tupinambás.

Na comunidade, Caramuru se envolve em situações cômicas e surreais enquanto vivência eventos históricos, como a colonização portuguesa e a interação com os indígenas, tudo isso enquanto, de forma humorística, experiência o choque cultural entre europeus e nativos e a construção da identidade brasileira.

Onde assistir: MUBI e YouTube.

6. Família Imperial (2012)

A série “Família Imperial”, em uma narrativa de viagem temporal, conduz o público por situações ligadas à chegada da Família Real (Imagem: Reprodução digital | Primo Filmes)

A série “Família Imperial”, criada e dirigida por Cao Hamburger em parceria com Gabriel Barros, Teo Poppovic e Rafael Gomes, apresenta uma abordagem historicamente orientada que mistura fantasia com episódios reais do Brasil do século XIX. A obra utiliza a técnica de back projection para simular cenários de época, valorizando ambientação, vestuário e iconografia ligados ao período imperial.

Ao acompanhar Iara, Jonas, Lucrécia e Alphonso em uma narrativa de viagem temporal, a série conduz o público por situações ligadas à chegada da Família Real, aos costumes cotidianos e aos conflitos políticos que antecedem a queda da monarquia. A trama inclui referências diretas a marcos que pavimentaram a Proclamação da República, permitindo visualizar transformações sociais, tensões administrativas e disputas de poder que caracterizam o fim do Segundo Reinado — tudo apresentado de forma leve, porém fundamentada, para facilitar a compreensão desse momento-chave da história do Brasil.

Onde assistir: YouTube.

7. Uma História de Amor e Fúria (2013)

“Uma História de Amor e Fúria” segue a vida de Paulo, um homem imortal que atravessa os séculos, vivenciando e se envolvendo em momentos históricos do Brasil (Imagem: Reprodução digital | Gullane Filmes e Europa Filmes)

Um filme de animação brasileiro dirigido por Luiz Bolognesi, “Uma História de Amor e Fúria” segue a vida de Paulo, um homem imortal que atravessa os séculos, vivenciando e se envolvendo em momentos históricos cruciais do Brasil, como a colonização, a Ditadura Militar e um futuro apocalíptico.

Sua jornada é marcada por um romance com Janaína, a mulher de sua vida, enfrentando desafios e adversidades em diferentes épocas. A cada ciclo, a luta e a paixão de Paulo se entrelaçam com eventos marcantes da história brasileira, enquanto ele tenta quebrar o ciclo de dor e violência que o mantém preso ao seu destino imortal.

Onde assistir: YouTube.





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Deputado José Nelto anuncia R$ 1 milhão para a Saúde de Goianésia e novo caminhão-pipa

A abertura oficial do Carnaval de Goianésia, realizada nesta sexta-feira, 13, foi marcada por um…

40 minutos ago

Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…

1 hora ago

Força Tática recupera veículo com registro de furto/roubo em Goianésia

Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…

2 horas ago

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que…

11 horas ago

Empreendedoras de Niquelândia participam de missão técnica na Feira da Lua em Goiânia

Um grupo de 65 empreendedoras de Niquelândia esteve em Goiânia no último sábado, 7, para…

14 horas ago

Urgente: Garota de 11 anos está desaparecida em Goianésia

Uma garota de 11 anos, identificada como Laira Yasmin Carvalho Pontes, está desaparecida em Goianésia…

21 horas ago

This website uses cookies.