As plantas contribuem de forma significativa para a decoração do ambiente e para o bem-estar dos moradores. Além de trazerem cor, textura e um toque natural aos espaços, elas ajudam a criar uma atmosfera mais acolhedora e harmoniosa. A presença delas também favorece a qualidade do ar, reduz o estresse e transmite sensação de tranquilidade, tornando o lar mais agradável e saudável.
No entanto, também é normal cometer alguns erros quando se é iniciante. Além disso, é preciso ter em mente que nem todas as plantas vão prosperar de imediato. Portanto, todo conhecimento e informações específicas são bem-vindas. Quanto mais aprendizado, mais confiança e habilidade em meio a essa jornada.
Veja, a seguir, 7 dicas simples e práticas para cuidar de plantas!
Todas as plantas precisam do básico: terra bem nutrida, água filtrada, ambiente ventilado, iluminação natural e um bom vaso. Existem vários tipos de cachepôs e vasos no mercado. A diferença é que o primeiro não tem furo e não possui prato, ou seja, não é indicado plantar diretamente nele, já que a água retida no fundo pode apodrecer as raízes e contribuir para o aparecimento de pragas. O segundo, por sua vez, conta com furo de drenagem.
Lembre-se também que a rega excessiva é uma das principais causas de morte de plantas. Observe e saiba a frequência de rega que ela precisa, além de evitar deixar água acumulada no prato do vaso ou cachepô.
Muitas pessoas compram plantas por impulso ou por beleza, mas nem sempre ela precisa somente de cuidados básicos. Portanto, é necessário estar bem-informado sobre cada tipo. Pesquise em sites confiáveis e abuse do conhecimento.
É fundamental se atentar e entender as características específicas de cada planta, pois nenhuma é igual a outra. Por isso, é indispensável saber se a espécie vem de um local confiável. Aproveite ainda o momento da compra para tirar todas as dúvidas sobre os cuidados com a nova aquisição.
Compre opções fáceis de cuidar, como zamioculcas, lança-de-são-jorge ou espada-de-são-jorge. São espécies de baixa manutenção e mais tolerantes a erros como a falta de rega.
Caso tenha animais ou crianças em casa, busque espécies seguras. O ideal é deixá-las em locais em que eles não tenham acesso.
As plantas precisam de nutrientes para crescer, mas menos é mais quando se trata de fertilizantes. Siga as instruções da substância escolhida e evite o excesso.
Remova folhas mortas ou murchas regularmente para incentivar o crescimento saudável. Também é importante manter o vaso limpo para evitar o acúmulo de pragas e doenças.
Aprenda a observar a planta regularmente para detectar sinais de problemas, como folhas amareladas, manchas ou insetos. Quanto mais cedo identificar alguma imperfeição, mais fácil será corrigi-la.
Por Jens Lachenmeier
CEO da Nordic Green, e-commerce que vende conjuntos prontos de plantas verdes em vasos de cerâmica.
Fonte: Portal EdiCase
Os banhos de descarrego, presentes em várias tradições espirituais ao redor do mundo, representam poderosas…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de…
A noite desta quinta-feira (20) marcou oficialmente o início do Natal Luz Goianésia 2025, com…
Graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo, a seleção brasileira derrotou…
Com a aproximação do fim do ano, cresce o movimento de empresas que optam por…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Idalci Sebastiana Rocha, ocorrido nesta quinta-feira, 20,…
This website uses cookies.