7 dicas para fazer pilates em casa de forma segura

Veja como alguns cuidados são importantes para evitar lesões durante os exercícios

O pilates é um método de exercício que trabalha o corpo de forma integrada, com foco na força muscular, no alongamento, no controle da respiração e na consciência corporal. Criado por Joseph Pilates, ele combina movimentos suaves e controlados que fortalecem a musculatura profunda, melhoram a postura e aumentam a flexibilidade.

Uma das vantagens do pilates é a sua versatilidade, podendo ser adaptado para diferentes níveis de condicionamento físico. Além de ser praticado em estúdios com equipamentos específicos, também pode ser feito em casa, com o auxílio de um tapete, alguns acessórios simples e o acompanhamento de vídeos ou orientação profissional online.

Em casa, entretanto, alguns cuidados são fundamentais a fim de evitar lesões e garantir que os exercícios sejam realizados corretamente. Por isso, confira, a seguir, 7 dicas para você praticar pilates de maneira segura!

1. Faça avaliação física

Segundo a fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, antes de iniciar a prática, “é necessário e muito importante que sempre seja feita uma avaliação física [profissional], para que a aula seja montada de acordo com as necessidades e objetivos do aluno”.

2. Tenha um acompanhamento profissional

Ana Luísa Marçal explica que realizar os exercícios com acompanhamento de um profissional, mesmo que de maneira on-line, ajuda a reduzir os riscos de lesões durante a execução. Ela ressalta que a avaliação também é essencial para que se possa entender as limitações do aluno e se existe algum exercício contraindicado para ele. Na modalidade on-line, as aulas individuais são as mais indicadas.

3. Pratique exercícios de mobilidade e fortalecimento

Quando os exercícios não são praticados corretamente, costas e joelhos são regiões do corpo que podem facilmente ser lesionados. Por isso, de acordo com Ana Luísa Marçal, é preciso fortalecer a musculatura que estabiliza essas articulações. “Chamamos musculatura profunda. Também no caso das costas, é necessário trabalhar mobilidade, e joelhos, respeitar a angulação de proteção da patela”, explica.

Equipamentos como halteres, bola e colchonete fazem toda a diferença na prática segura do pilates em casa (Imagem: BUNDITINAY | Shutterstock)

4. Invista em equipamentos de alta qualidade

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. “Ele é uma atividade física completa, que trabalha corpo e mente e abrange todos os públicos — desde um idoso com dor na coluna até um atleta de alta performance”, enfatiza a fisioterapeuta.

Para começar a praticar, além do acompanhamento de um profissional, basta investir em equipamentos de qualidade e adequados ao seu nível de experiência, como colchonetes, bola de pilates, faixa elástica, rolo de espuma, peso de mão etc., que são facilmente encontrados para vender na internet ou em lojas.

Para quem quer começar a praticar pilates, Ana Luísa Marçal explica que há alguns princípios os quais devem ser seguidos durante as aulas. “Sempre manter a contração do Power House, que são músculos que estabilizam o tronco, e sincronizar o exercício com a respiração. Lembrando da expiração sempre no momento de maior esforço no exercício”, complementa a profissional.

6. Escolha um ambiente adequado e livre de distrações

Um dos pontos-chave para que a prática do pilates em casa seja eficaz está na escolha do local. Prefira um espaço arejado, silencioso e com boa iluminação. Evite realizar os exercícios próximos a móveis ou objetos que possam atrapalhar os movimentos ou causar acidentes. Quanto mais livre de estímulos externos estiver o ambiente, maior será a capacidade de concentração, elemento essencial na execução precisa dos movimentos propostos pela técnica.

7. Estabeleça uma rotina consistente de prática

Para que os benefícios do pilates se tornem perceptíveis, a regularidade é indispensável. Alternar longos períodos de prática com semanas de inatividade compromete o condicionamento e dificulta a assimilação dos fundamentos. Ao definir dias e horários fixos, você fortalece o compromisso com sua saúde e permite ao corpo adaptar-se às exigências progressivas da modalidade. Constância, nesse contexto, supera intensidade esporádica.

Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Judô e vôlei feminino brasileiros faturam bronze nos JMU na Alemanha

O Brasil conquistou mais duas medalhas de bronze nesta quarta-feira (23) nos Jogos Mundiais Universitários (JMU)…

4 minutos ago

Cobiçado pelo Corinthians, atacante Carlos Vinícius é confirmado pelo Grêmio

Alvo do Corinthians nesta janela de transferências, o atacante Carlos Vinícius foi anunciado como reforço…

32 minutos ago

Roberto Firmino é anunciado no Al-Sadd após sondagens de brasileiros: ‘Feliz e empolgado’

O sonho de Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Fluminense e Flamengo de contarem com os gols de…

47 minutos ago

8 receitas de sopas e cremes saudáveis e saborosos

As sopas e cremes são ótimas aliadas para quem deseja emagrecer de forma saudável. Com…

50 minutos ago

PCGO cumpre sete mandados de buscas contra o tráfico de drogas em Quirinópolis – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de…

58 minutos ago

Atenção! Dívidas negociadas de ICMS, IPVA e ITCD vencem na sexta – Portal Goiás

O prazo para pagamento das dívidas negociadas de ICMS, IPVA e ITCD referentes ao mês…

1 hora ago

This website uses cookies.