O brasileiro está mais interessado na internet e nas redes sociais do que nos livros. É o que aponta a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro. 81% da população afirma usar o tempo livre para navegar na internet, enquanto apenas 20% dedicam esse tempo à leitura de livros.
O dado acende um alerta, especialmente no Dia Nacional do Livro, uma data que convida à reflexão sobre como cultivar o hábito da leitura em meio a uma rotina cada vez mais digital e acelerada. Para Ana Macedo, assessora editorial e fundadora da VC.autor, que se dedica a ajudar pessoas a se reconectarem com o prazer de ler e escrever, a leitura é uma prática transformadora.
“Ler é uma forma de expandir o pensamento e desenvolver empatia. Mesmo quem acha que não tem tempo pode redescobrir esse hábito, desde que comece com metas pequenas e constância”, destaca Ana Macedo.
Pensando nisso, ela destaca 7 dicas para criar o hábito da leitura, mesmo com a rotina corrida. Confira!
Não é preciso ler um livro por semana. Estabeleça metas pequenas, como ler de 5 a 10 páginas por dia. O importante é manter a regularidade.
Escolha um horário fixo, como antes de dormir ou durante o café da manhã, e transforme o momento de leitura em um ritual diário.
Dez minutos a menos no celular podem se transformar em dez minutos de leitura.
Para quem tem dias muito cheios, os audiolivros são uma ótima forma de “ler” enquanto dirige, caminha ou faz tarefas domésticas.
Ler em grupo ajuda a manter o compromisso e torna a experiência mais divertida e enriquecedora.
Em vez de se forçar a ler algo “importante”, comece por temas que realmente despertem seu interesse.
Seja físico ou digital, tenha sempre um livro por perto. Assim, pode aproveitar pequenos intervalos ao longo do dia para ler.
Mais do que um hábito, a leitura é uma ferramenta de autoconhecimento e crescimento pessoal. Pequenas mudanças de rotina podem fazer toda a diferença para quem deseja ler mais e melhor. “Quando entendemos que ler não é uma obrigação, mas uma oportunidade de nos conectarmos conosco e com o mundo, o tempo aparece”, reforça Ana Macedo. Neste Dia Nacional do Livro, a data serve como um lembrete de que sempre é possível recomeçar — uma página por vez.
Por Leonardo Minardi
Fonte: Portal EdiCase
Em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional e Mundial da Psoríase, um momento…
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que uma…
A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou o edital de…
Provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro das unidades prisionais (Foto:…
Os contratos futuros do petróleo encerraram o pregão desta quarta-feira, 29, em alta, interrompendo sequência…
Governadores de direita organizam uma comitiva para ir ao Rio de Janeiro e prestar apoio…
This website uses cookies.