O limão é uma fruta de sabor marcante e refrescante, muito presente na culinária do dia a dia. Além de trazer acidez equilibrada a pratos doces, salgados e bebidas, também é valorizado por suas propriedades nutritivas, como a presença de vitamina C e compostos antioxidantes. Sua versatilidade faz com que seja usado desde preparações simples até receitas elaboradas, tornando-se um ingrediente indispensável na cozinha e aliado para a saúde.
Para quem deseja se aprofundar na cozinha e diversificar nas receitas, Maira Viviani, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, lista os principais tipos de limão e como utilizá-los em diferentes receitas. Confira!
Variedade de uma lima ácida, o limão-taiti é considerado o mais comum na culinária brasileira. Possui casca verde, lisa e poucas sementes. É menos ácido que o limão-siciliano ou o limão-cravo. Considerado uma opção mais versátil, pode ser usado tanto para temperar carnes quanto para preparar sucos e caipirinhas.
Menor que o limão-taiti, o limão-galego é mais aromático e apresenta um sabor mais intenso. Possui uma casca verde-clara que pode adquirir um tom amarelo-ouro quando maduro. Por ter uma casca mais fina, pode estragar rapidamente, o que o torna menos comum em supermercados. Com mais sementes que outras variedades, ele pode ser usado no preparo de sucos e para temperar peixes e frutos do mar, além de se adaptar muito bem em receitas de moqueca, caipirinha, doces e conservas.
Mais comum em países da Europa e nos Estados Unidos, a fruta é uma opção saborosa no preparo de sobremesas. O limão-siciliano possui um formato oval, casca amarela e aromática, que pode ser aproveitada para aromatizar massas e doces. Conta com poucas sementes e o sabor menos ácido. Pode ser usado em comidas salgadas, como risotos, massas e peixes, e em doces, como tortas, bolos e musses. Versátil, pode também ser usado em chás, limonadas especiais ou licores artesanais, graças à acidez suave.
O mais diferente e raro da lista, o limão-caviar tem esse nome devido às esferas internas que lembram ovas de peixe, protegidas por uma casca com formato de cápsula alongada. A coloração da casca pode variar entre rosa, marrom, roxa e até preta. Essa variação é muito valorizada na alta gastronomia, utilizada principalmente para a finalização de pratos sofisticados, como frutos do mar, ostras, saladas e inclusive sobremesas. As “pérolas” não se dissolvem facilmente na boca, criando uma sensação de explosão cítrica, que proporciona um toque especial aos pratos.
Com o aroma marcante e o sabor intenso, o limão-cravo apresenta uma casca alaranjada ou avermelhada, fina, lisa ou levemente rugosa. A polpa também é alaranjada e bem suculenta. Por ser resultado de um cruzamento natural do limão com a tangerina, o sabor é ácido como o do limão, mas com o aroma e a doçura da tangerina. É ideal para temperar carnes, aves e frutos do mar. Além disso, a cor vibrante da polpa deixa caipirinhas e sucos visivelmente mais atraentes. Também é excelente para conservas.
Muito usado na culinária oriental, o limão-yuzu é pequeno, arredondado e bem aromático. Possui uma casca amarela ou verde, grossa e rugosa, além de contar com várias sementes grandes. Pode ser usado em molhos, chás, drinques e coquetéis, além de que as raspas da casca podem aromatizar sobremesas e sopas.
Por Juliana Beletato
Fonte: Portal EdiCase
O Comex Day foi realizado no Auditório da Acieg e reuniu autoridades, instituições e empreendedores…
O Corinthians derrotou o Flamengo por 2 a 0 e se sagrou campeão da Supercopa…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de José Felipe Castro Dantas, ocorrido…
A Fundação Ulysses Guimarães de Goiás (FUG-GO), vinculada ao MDB, lançou nesta sexta-feira (30) o…
O prefeito Renato de Castro esteve neste domingo, 1º de fevereiro, no Agrocolégio de Goianésia…
Um estudo desenvolvido por pesquisadores brasileiros durante um surto de febre do Oropouche no país,…
This website uses cookies.