A culinária do Norte do Brasil é marcada pela diversidade e riqueza de sabores, resultado da influência das culturas indígena, africana e europeia. Ingredientes típicos da região, como tucupi e jambu, dão identidade única aos pratos.
A seguir, descubra algumas receitas tradicionais e surpreenda-se com a explosão de sabores e experiências gastronômicas que essa região oferece!
Em uma panela, coloque o tucupi, o alho, a chicória, a pimenta-de-cheiro, o sal e a pimenta-do-reino e leve ao fogo médio. Cozinhe por 30 minutos após começar a ferver. Desligue o fogo e reserve. Lave os camarões em água corrente, coloque em uma panela, acrescente 4 xícaras de chá de água e leve ao fogo médio por 5 minutos.
Depois, retire os camarões da água, descasque-os e reserve. Adicione a goma de mandioca na panela com a água dos camarões e leve ao fogo médio. Cozinhe até atingir a textura de mingau e reserve. Em outra panela, coloque o jambu, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até os talos ficarem macios. Sirva em uma cuia um pouco do caldo de tucupi, da goma, do jambu e alguns camarões.
Em uma panela, coloque as folhas de mandioca e louro. Cubra com 1 litro de água e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 8 horas, mexendo de vez em quando. Acrescente mais água quando estiver ficando seco. Depois, em recipientes separados, coloque o pé, o rabo de porco e o charque e cubra com água. Deixe de molho para retirar o excesso de sal.
Após, em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente as carnes e refogue até dourar. Transfira para a panela com as folhas de mandioca e tempere com pimenta-do-reino e coentro. Cozinhe por 30 minutos e desligue o fogo. Sirva em seguida com arroz branco e farinha.
Em uma panela, cozinhe o pato com água e sal em fogo médio por 50 minutos. Transfira o pato para um recipiente e reserve. Em outra panela, ferva o tucupi em fogo médio para reduzir a acidez e retire impurezas que subirem à superfície. Desligue o fogo e transfira para um recipiente. Reserve.
Na mesma panela, refogue o alho, a cebola e a pimenta-de-cheiro em um pouco de manteiga. Adicione o tucupi e tempere com sal. Acrescente o pato cozido e reduza o fogo. Cozinhe por 30 minutos e, antes de desligar o fogo, junte as folhas de jambu. Sirva em seguida acompanhado com arroz branco.
Em um recipiente, coloque o peixe e tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, em uma frigideira funda, aqueça o óleo em fogo médio. Passe os filés de peixe na farinha de mandioca e frite no óleo quente até dourar. Desligue o fogo, escorra em papel-toalha e disponha em um prato. Reserve. Em um liquidificador, coloque a polpa de açaí e bata até obter uma consistência cremosa. Disponha em um recipiente e, se desejar, tempere com sal. Sirva acompanhado com o peixe frito.
Em um recipiente, tempere a costela de tambaqui com suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Após, em uma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola, os tomates e o pimentão e refogue até ficarem macios. Acrescente a costela de tambaqui, cubra com água e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e polvilhe com coentro. Sirva em seguida.
Coloque a macaxeira em um pano de prato e esprema para tirar o leite. Disponha em um recipiente e adicione o açúcar, a manteiga, as gemas, o sal e o leite. Misture até obter uma consistência homogênea e reserve. Em uma batedeira, bata as claras até atingir o ponto de neve. Despeje sobre a massa e misture delicadamente. Acrescente o fermento químico e mexa para incorporar. Após, coloque a massa em uma forma untada com óleo e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 200°C até dourar. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
O Flamengo ampliou a sua vantagem na 'trilogia' contra o Internacional, seu adversário em três…
This website uses cookies.