Em 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 09 e 16 de novembro. Para se preparar para a prova, muito se fala em quais assuntos focar os estudos, mas outro elemento também é muito importante durante este período: a postura. Isso porque a falta de cuidado pode trazer diversos prejuízos para a saúde física e mental, especialmente em momentos de alta tensão.
“A má postura ao estudar pode prejudicar o raciocínio e a capacidade de concentração. Dores musculares são comuns em estudantes que passam longas horas em posições inadequadas”, alerta a fisioterapeuta Eduarda Borges Mendonça, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
A tensão muscular e o cansaço excessivo causados por esta prática inadequada podem aumentar os níveis de estresse e ansiedade, impactando negativamente na performance durante o Enem. “É fundamental que os estudantes adotem uma postura correta e façam pausas regulares para alongar e relaxar os músculos, garantindo assim um melhor rendimento nos estudos e na hora da prova”, reforça.
Abaixo, a especialista aponta os principais problemas decorrentes da má postura e suas consequências nos estudos. Confira!
A má postura pode causar dores nas costas, na região lombar e cervical, e nas articulações, como joelhos e quadris. Além disso, a tensão acumulada pode gerar dores nos ombros e pescoço.
A compressão de vasos e músculos na má postura pode reduzir a oxigenação do sangue, prejudicando o raciocínio, a concentração e a memória. Além disso, pode gerar sensação de formigamento nas extremidades devido à pressão sobre os nervos.
A má postura pode levar a um gasto energético maior, causando fadiga. Além disso, o desconforto físico pode prejudicar a capacidade de focar os estudos, gerando dificuldade de concentração.
A má postura pode aumentar a tensão nos músculos, levando ao estresse físico e mental. Além disso, o desconforto físico pode contribuir para o aumento da ansiedade, especialmente em momentos de prova.
Dores e desconfortos causados pela má postura podem reduzir a eficiência nos estudos e na realização de provas. Além disso, o estresse físico pode prejudicar a capacidade de memorização e raciocínio.
Por Leticia Zuim Gonzalez
Fonte: Portal EdiCase
Por Quando Trump sobretaxou e ofendeu o Brasil, não abaixamos a cabeça - 20/10/2025 17:35…
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva…
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e outras quatro entidades divulgaram…
A Polícia Federal (PF) afirmou ter encontrado indícios de gestão fraudulenta e temerária e de…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira que o técnico Carlo Ancelotti fará…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Crixás – 10ª…
This website uses cookies.