6 dicas para introduzir um cachorro em uma casa com gato



A introdução de um novo animal de estimação em um ambiente onde já vive um gato exige paciência e bastante planejamento. Isso acontece porque os felinos são territorialistas por natureza e podem se sentir ameaçados com a chegada de outro pet, principalmente quando se trata de um cachorro, que costuma ser mais agitado e expansivo.

“Ancestralmente, os felinos viviam solitariamente; por isso; são territorialistas com o seu ambiente. Quando um novo animal é introduzido na casa, é comum que a primeira reação do gato seja de que há uma ameaça e passe a ter comportamentos agressivos, urine em locais inadequados, se isole e ainda pare de se alimentar como antes”, comenta Rogeria Coelho, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera.

A introdução do cachorro, que é caracterizado por ser um animal mais sociável e costuma buscar por interações e brincadeiras, não deve ser feita de forma abrupta para evitar uma reação negativa do gato. “Essa disparidade pode levar a conflitos, com o gato se sentindo ameaçado ou perturbado pela energia e curiosidade do cachorro, podendo fazer com que ambos acabem se machucando ao interagirem”, explica a médica-veterinária.

Com uma abordagem cuidadosa, é possível reduzir conflitos e facilitar a convivência entre os animais. “Portanto, a introdução deve ser feita com cuidado, respeitando o ritmo e as necessidades de ambos os pets para garantir uma convivência harmoniosa”, ressalta.

Abaixo, Rogeria Coelho lista dicas para preparar o gato para a chegada de um novo cachorro. Confira!

1. Preparação inicial

Crie um espaço seguro para o gato, onde ele possa se retirar e se sentir protegido. Isso pode incluir áreas elevadas ou quartos em que o cachorro não tenha acesso. Além disso, antes da introdução, certifique-se de que o cão tenha algum treinamento básico, como comandos de obediência. Isso ajuda a controlar o comportamento durante a introdução.

2. Troca de cheiros

Troque itens pessoais entre os pets, como cobertores ou brinquedos, para que ambos possam se familiarizar com o cheiro um do outro.

3. Introdução gradual

Permita que os pets se encontrem através de uma porta fechada. Isso permite que eles se acostumem com a presença um do outro sem contato direto. Após alguns dias, deixe a porta entreaberta para que possam se ver, mas ainda sem contato físico.

Os primeiros encontros entre o gato e o cachorro devem ser supervisionados (Imagem: Gerain0812 | Shutterstock)

4. Encontros supervisionados

Quando ambos parecerem confortáveis, permita um encontro supervisionado em um ambiente controlado. Mantenha o cachorro na coleira e observe as reações de ambos os pets. Use petiscos e elogios para reforçar comportamentos calmos e positivos durante os encontros.

5. Monitoramento e paciência

Observe o comportamento de ambos os pets. Se houver sinais de agressão ou estresse, separe-os e tente novamente mais tarde. A introdução pode levar dias, semanas ou até meses. Seja paciente e não force interações.

6. Ajustes finais

Certifique-se de que ambos os pets tenham seu próprio espaço pessoal em que possam se retirar se necessário. Além disso, mantenha uma rotina consistente para reduzir o estresse nos animais.

Por Leticia Zuim Gonzalez





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Ibovespa segue em realização de lucros, na faixa dos 143 mil pontos

Em uma segunda-feira de poucos vetores para os negócios com ações, o Ibovespa voltou a…

8 minutos ago

Especialistas explicam sobre o tempo que os efeitos do metanol demoram para aparecer

Os casos de intoxicação por metanol têm gerado diversas dúvidas sobre os efeitos da substância…

15 minutos ago

Trump diz que EUA e Brasil vão ‘fazer negócios’ e chama Lula de ‘ótima pessoa’, após ligação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, 6, que pretende "começar a…

16 minutos ago

Palmeiras ameniza erros da arbitragem em clássico com o São Paulo e acusa rivais: ‘Hipócritas’

Em nota oficial emitida nesta segunda-feira, o Palmeiras amenizou os polêmicos erros cometidos pela arbitragem…

18 minutos ago

Carlos Bolsonaro critica discurso de ‘união da direita’ e cita falta de apoio ao pai

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) criticou nesta segunda-feira a falta de mobilização de lideranças…

19 minutos ago

Nunes veta concessão de terreno público para ONG de mãe de vereador

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou com vetos o projeto de lei…

24 minutos ago

This website uses cookies.