Veja como consumir esse nutriente de maneira saudável para manter o bem-estar do corpo e aumentar a massa muscular
As proteínas são uma matéria-prima importante para a saúde do corpo. Responsáveis por parte da composição de todas as células e tecidos, formam músculos, esqueleto, pele, cabelos e unhas e constituem órgãos como coração, pulmão e rins. Além disso, também formam substâncias vitais para funcionamento e defesa do organismo, como hormônios, enzimas, neurotransmissores e anticorpos.
No entanto, para obter todos os seus benefícios, incluí-la nas refeições diárias é um critério fundamental que, muitas das vezes, não é cumprido devido à correria do dia a dia. Assim, muitas pessoas não consomem a quantidade recomendada de proteínas ou, ainda, exageram na dose, o que pode provocar fraqueza muscular, queda de cabelo, alterações na pele, problemas imunológicos etc.
Apesar disso, a boa notícia é que é possível incluir as proteínas nas refeições de forma saudável. Abaixo, com ajuda da nutricionista Liz Galvão, parceira da Verde Campo, empresa de produtos sem lactose, listamos algumas dicas!
O corpo humano pode obter proteínas a partir de fontes vegetais, como feijões, amendoim, soja, castanhas, espinafre, brócolis, chia, linhaça, aveia e lentilha, e por fontes animais, como leite, carnes, ovos, iogurte e queijo.
Variar o cardápio com opções criativas pode ajudar a incluir proteínas desde as principais refeições até o lanchinho na hora da correria. Por exemplo: no café da manhã, ovos com queijo e sementes; nos lanches, iogurtes com castanhas ou granolas saudáveis; no almoço e jantar, carnes com cereais e leguminosas.
Planejar as refeições é fundamental para o sucesso da alimentação. Ainda, evita que você fique “comendo qualquer coisa” ou até que deixe de comer — o que também não é o ideal.
Sabemos que, hoje em dia, a maioria das pessoas vive uma rotina intensa. Então, ter opções que facilitam ajuda bastante, como os iogurtes e shakes proteicos, produtos cujo segmento continua a crescer. É interessante optar por marcas que se preocupem com os ingredientes de boa qualidade e que auxiliem no bem-estar.
Nos lanches práticos, vale investir também em pasta de amendoim, de castanha-de-caju, de amêndoas ou de nozes, pois elas são ótimas fontes de proteína vegetal e gorduras boas. Para isso, basta incluí-las como acompanhamento de frutas, pães integrais, panquecas ou até smoothies, isso ajuda a manter a quantidade de proteína diária e ainda adiciona mais sabor às refeições.
Se você tem dificuldade em atingir a quantidade ideal de proteína com a alimentação, suplementos como whey protein (ou versões vegetais, como proteína de arroz ou ervilha) podem ser aliados, desde que indicados por um nutricionista.
Em tempos de informações propagadas na internet, é preciso ficar atento. Fazer uma dieta por conta própria não é a melhor solução para ter resultados satisfatórios. Procure um nutricionista para te orientar, calcular as suas necessidades individuais de acordo com o seu organismo e objetivos. Ter uma dieta pré-estabelecida e um acompanhamento constante ajuda a manter a rotina de alimentação e conquistar o bem-estar.
Por Liz Galvão e Redação EdiCase
Fonte: Portal EdiCase
Depois de semanas com baixas temperaturas, os termômetros voltam a subir em São Paulo. A…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 10:38 Um ciclone extratropical, que se…
O Flamengo anunciou nesta segunda-feira o acordo com a Betano para substituir a Pixbet como…
Conhecidos mundialmente por interpretar os irmãos Sansa e Jon Snow em Game of Thrones, Sophie…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 10:19 A mãe de uma das…
Após uma boa campanha no Masters 1000 de Cincinnati, em preparação para o US Open,…
This website uses cookies.