6 destinos para curtir o frio no Brasil

O inverno só começa oficialmente no dia 20 de junho, mas o frio já começou a aparecer em várias regiões do Brasil. Para quem gosta de aproveitar esse clima mais ameno, não faltam destinos encantadores pelo país. Cidades serranas repletas de charme, natureza exuberante, aconchego e temperaturas baixas — com direito até a geadas e, em alguns casos, neve — são perfeitas para curtir a estação.

A seguir, confira uma seleção de destinos ideais para visitar durante o inverno!

1. Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira guarda uma grande seleção de destinos que ganham um charme a mais no inverno (Imagem: arthurmassola | Shutterstock)

Entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira, que tem picos que atingem mais de 2.000 m de altitude, guarda uma grande seleção de destinos que ganham um charme a mais no inverno. Do lado paulista, Campos do Jordão, o município mais alto do Brasil, é sempre destaque na temporada mais fria do ano, com suas construções de inspiração europeia, hotelaria diversificada e parques onde a natureza é protagonista.

Ainda em São Paulo, a pequena São Bento do Sapucaí arranca suspiros com as vistas para o complexo da Pedra do Baú e uma oferta turística que vai da aventura à gastronomia e ao enoturismo. Bucólica e encantadora, Santo Antônio do Pinhal conta com um charmoso centro, atrações radicais e cenários para o romance.

Já São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, tem trilhas, cachoeiras e ótimas pousadas. A maior parte das cidades da Mantiqueira está em Minas Gerais. Por lá, um dos destinos mais famosos é Monte Verde, onde você encontra lindas paisagens, boa gastronomia e hospedagens românticas.

Também vale conhecer a tranquila Gonçalves, com seu charme autêntico, e Maria da Fé, conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil. Do lado fluminense, destaque para os distritos de Penedo, com suas influências finlandesas, e Visconde de Mauá, que combina natureza e romance.

2. Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha tem cidades e roteiros para todos os gostos (Imagem: jvanderfotos | Shutterstock)

Um dos destinos turísticos mais consolidados do país, a Serra Gaúcha tem cidades e roteiros para todos os gostos. A começar pelas famosas Gramado e Canela, que reúnem parques bem estruturados, restaurantes temáticos e alguns dos melhores hotéis do Brasil. Ambas fazem parte da chamada Rota Romântica, formada por 14 municípios que ainda preservam a cultura germânica dos tempos da imigração, como as encantadoras Nova Petrópolis, Ivoti e São Francisco de Paula.

Já os imigrantes italianos influenciaram a Região Uva e Vinho, repleta de vinícolas, tanto familiares quanto de grande porte, e encostas cobertas por vinhedos. A região combina locais históricos, culinária farta e, é claro, vinhos e espumantes de alta qualidade. O destaque vai para Bento Gonçalves, considerada a capital nacional do vinho, cujos passeios apresentam ainda a vida no campo e as heranças culturais dos imigrantes.

Outro roteiro imperdível na Serra Gaúcha é na região dos Campos de Cima da Serra, onde predominam paisagens arrebatadoras da natureza e as antigas tradições dos tropeiros. Este é o lar dos majestosos cânions de Cambará do Sul, nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

3. Serra Catarinense

A Serra Catarinense tem tudo para ser um dos destinos mais queridos no inverno brasileiro (Imagem: LUANA SOLOMON | Shutterstock)

Menos conhecida do que as regiões já listadas, a Serra Catarinense tem tudo para ser um dos destinos queridinhos do inverno no Brasil. A uma curta viagem de carro de Florianópolis, ela abriga cada vez mais empreendimentos únicos, entre parques em meio à natureza preservada, vinícolas de altitude e hospedagens cheias de personalidade, além de algumas das cidades mais frias do país.

São Joaquim é uma proeminente produtora de vinhos finos, com diversas vinícolas bem-sucedidas. Já Bom Jardim da Serra abriga cânions e a famosa Serra do Rio do Rastro, cuja estrada é considerada uma das mais bonitas do país, com o impressionante total de 284 curvas que serpenteiam pelas encostas.

Em Urubici, parques ecológicos oferecem atrações que combinam natureza e aventura. Há ainda o Parque Nacional de São Joaquim, com o Mirante do Morro da Igreja e a famosa Pedra Furada. Vale conhecer também a cidade de Bom Retiro, cujos atrativos turísticos, entre vinícolas, bons restaurantes e hospedagens únicas, se espalham por áreas rurais e paisagens montanhosas.

4. Serra Fluminense

A Serra Fluminense apresenta temperaturas amenas e uma boa mistura de história com belas paisagens (Imagem: Pedro Costa Simeão | Shutterstock)

Próxima à cidade do Rio de Janeiro, a Serra Fluminense apresenta temperaturas amenas e uma boa mistura de história com belas paisagens. A começar por Petrópolis, destino de veraneio da família imperial e dos primeiros presidentes da República, motivo pelo qual acumulou um rico patrimônio arquitetônico, com construções bem preservadas que datam do século XIX e do início do século XX.

Já Teresópolis oferece vistas de tirar o fôlego para os picos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com destaque para a formação rochosa do Dedo de Deus. A região é repleta de cachoeiras e trilhas, como a famosa travessia Petrópolis-Teresópolis — ideal para os mais aventureiros.

Fundada por imigrantes suíços, Nova Friburgo tem diversos atrativos naturais, como o Parque Estadual dos Três Picos e a Pedra do Cão Sentado, que inspiram passeios ao ar livre, além de deliciosos queijos e chocolates. A região da Serra Fluminense também é um dos principais polos cervejeiros do país, com Petrópolis sendo considerada o berço da produção da cerveja no Brasil.

5. Serra Capixaba

A Serra Capixaba tem paisagens incríveis e heranças culturais provenientes de imigrantes de diversas origens (Imagem: Erika Cristina Manno | Shutterstock)

Uma viagem às montanhas do Espírito Santo inclui paisagens incríveis, esportes de aventura, produtos agrícolas e heranças culturais provenientes de imigrantes de diversas origens. Alemães e italianos deixaram suas marcas em Domingos Martins, tanto na arquitetura quanto na culinária. A cidade também abriga o Parque Estadual da Pedra Azul. Já Marechal Floriano oferece opções de lazer variadas, entre centros culturais, parques, orquidários e cachoeiras.

Capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante é o lar de diversas propriedades rurais, muitas abertas à visitação, que produzem queijos, café, licores, embutidos e muito mais. Do descanso à adrenalina, Alfredo Chaves tem lindas cachoeiras para os amantes do ar livre e outros cenários propícios para esportes de aventura, como o voo livre. Outra cidade que vale a visita é Santa Teresa, que preserva tradições de origem italiana e uma natureza intocada, entre florestas, cachoeiras e vales extensos.

6. Circuito das Águas Paulista

O Circuito das Águas Paulista é cercado pelas montanhas da Mantiqueira e tem cidades com variedades de atrativos (Imagem: Helissa Grundemann | Shutterstock)

Cercado pelas montanhas da Mantiqueira, o Circuito das Águas Paulista é formado por nove cidades e uma grande variedade de atrativos. Quem busca o descanso tem opções no turismo de saúde, com a profusão de fontes de águas terapêuticas. Há ainda parques de aventura, trilhas em meio à mata nativa, roteiros rurais e atrações culturais.

Águas de Lindóia é conhecida pelas águas termais com propriedades curativas, com turismo voltado para o bem-estar e o contato com a natureza. A começar pelo Balneário Municipal, que oferece banhos terapêuticos, outros serviços relaxantes e piscinas abastecidas com água mineral.

Em Monte Alegre do Sul, as águas curativas brotam em fontes espalhadas por toda a cidade, como a Fonte da Índia e a Fonte Bom Jesus. Com vocação natural para o turismo, Serra Negra tem fontes de águas minerais usadas para tratamentos de saúde, ótimos roteiros rurais, com cultivo de produtos orgânicos e produção de laticínios, vinhos e cachaças, e opções de compras de produtos em lã, couro e malha.

Por Patrícia Chemin – Revista Qual Viagem

Fonte: Portal EdiCase

cultura,edicase,entretenimento,qual viagem,turismo,viagem

Redação EdiCase

Recent Posts

Nota Fiscal Goiana comemora mais de 1 milhão de consumidores cadastrados – Portal Goiás

O Programa Nota Fiscal Goiana, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia,…

3 minutos ago

Polícia Civil prende investigado com centenas de arquivos digitais de pornografia infantil em Luziânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos…

5 minutos ago

Danilo desembarca no Rio, celebra status no Botafogo e projeta títulos: ‘Honrar esse dinheiro’

Danilo já está no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória como reforço do Botafogo.…

10 minutos ago

Bruna Marquezine se emociona com elogio de Fernanda Montenegro

Bruna Marquezine viveu um momento especial ao se encontrar com a atriz Fernanda Montenegro, no…

12 minutos ago

5 informações sobre a ação e o uso da vitamina C na pele

A vitamina C é um dos ativos mais populares na dermatologia estética. Muito usada em…

24 minutos ago

Vereador propõe criação de albergue municipal para pessoas em situação de rua em Goianésia

O vereador Ralson Coelho apresentou e teve aprovado na Câmara Municipal de Goianésia o Requerimento…

26 minutos ago

This website uses cookies.