Originária dos Andes e cultivada há milênios, a batata figura entre os alimentos mais consumidos globalmente e ganhou até um dia internacional para chamar de seu: 30 de maio. No Brasil, ela está bem presente no cardápio das famílias, agrada a todas as idades e se adapta a diversas receitas: do purê às saladas, dos cozidos ao forno.
Apesar da popularidade, a imagem da batata é, por vezes, associada a preparos com maior teor calórico, como a fritura. Contudo, o tubérculo oferece uma série de componentes que podem contribuir para uma alimentação equilibrada, especialmente quando preparada de formas que preservam suas qualidades nutricionais.
“A batata é um alimento versátil e nutritivo. Quando trazemos esse ingrediente para nossas casas, pensamos não só na conveniência, mas também em como ela pode apoiar a saúde e o bem‑estar das pessoas”, comenta Karina Dias, nutricionista da Vapza, empresa de produção de alimentos embalados a vácuo e cozidos.
A seguir, a profissional elenca 6 benefícios da batata para a saúde. Confira!
A batata é frequentemente vista apenas como um acompanhamento simples, mas suas propriedades nutricionais a tornam uma escolha inteligente para quem busca uma alimentação saudável. “A batata é um tubérculo fonte de carboidratos complexos, naturalmente pobre em gordura e com baixa densidade calórica, sendo uma excelente opção para compor refeições equilibradas. Quando comparada ao arroz branco, por exemplo, 100 g de batata cozida contém cerca de 50% menos calorias, o que pode ser interessante em estratégias de emagrecimento”, aponta Karina Dias.
Fonte de vitamina C, com potente ação antioxidante, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e na absorção de ferro. Uma porção de 100 g de batata cozida pode fornecer até 15% da recomendação diária, contribuindo significativamente para a ingestão desse nutriente no dia a dia.
Outro destaque nutricional da batata é seu alto teor de potássio, um mineral essencial para o equilíbrio eletrolítico, controle da pressão arterial e saúde cardiovascular. “O potássio atua como um vasodilatador natural, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos e favorecendo uma melhor circulação. Isso contribui diretamente para a prevenção de hipertensão e doenças cardiovasculares”, destaca a nutricionista.
As fibras encontradas na batata, especialmente quando consumida com casca, após higienização adequada, colaboram com o processo digestivo e promovem sensação de saciedade. “As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e promovem uma digestão mais lenta, o que colabora para o controle glicêmico e evita picos de insulina, fator importante em estratégias de emagrecimento”, comenta a especialista.
Batatas com polpa de coloração amarela ou alaranjada contêm carotenoides, substâncias com ação antioxidante que ajudam a proteger as células contra danos de radicais livres. Escolher diferentes tipos de batata enriquece o prato de nutrientes e antioxidantes.
Por ser um alimento naturalmente isento de glúten, a batata é uma alternativa para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca. “Em dietas restritivas, a batata se apresenta como um ingrediente versátil, permitindo uma variedade de pratos seguros”, finaliza Karina Dias.
Por Gabriely Coelho
A maçã é uma fruta apreciada em todo o mundo e presença constante na mesa…
A comida simples também pode ser surpreendente, e o ratatouille é a prova disso. Feito…
A prática de atividade física faz parte da rotina de muitos brasileiros e traz inúmeros…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Antônio Joaquim Rodrigues, ocorrido nesta quinta-feira, 06,…
Escolher o nome de um cachorro é um dos momentos mais simbólicos para o tutor.…
This website uses cookies.