Como em anos anteriores, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mantém sua estrutura padrão. Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo, demonstrando habilidades linguísticas, gramaticais, socioculturais, além de repertório histórico, político, econômico para embasar suas posições diante da situação-problema apresentada — e, ainda, propor uma solução para ela.
Daniela Toffoli, professora de redação do Curso Anglo, destaca a relevância da redação e os impactos que um bom ou mau desempenho podem ter. “A redação do Enem avalia simultaneamente a capacidade de argumentação, pensamento crítico e escrita. Pode determinar o ingresso em cursos concorridos da graduação”, afirma.
A especialista explica que, historicamente, os temas solicitados na redação do exame costumam estar relacionados com assuntos de relevância social, política, ambiental, tecnológica e econômica no Brasil. “Esses temas avaliam a capacidade do aluno de refletir sobre questões atuais e propor soluções viáveis a partir de conhecimentos diversos socioculturais. Espera-se que o aluno demonstre conhecimento sobre o tema, além da sua capacidade de argumentação lógica, e que sugira intervenções respeitando os direitos humanos”, afirma.
Para auxiliar os estudantes que farão a prova em novembro, Daniela Toffoli elenca cinco apostas de temas que podem ser cobrados na redação do Enem. A professora também explica os motivos para as escolhas, além dos pontos importantes a serem abordados e erros que podem ser evitados para a conquista do desempenho almejado. Confira!
Segundo a especialista, a crescente urbanização e seus impactos ambientais tornam este tema cada vez mais relevante. É importante ter atenção a dados sobre poluição, mobilidade urbana e políticas de sustentabilidade. Além disso, deve-se evitar na redação propostas irreais ou falta de embasamento científico.
Com avanços tecnológicos rápidos, regulamentação e ética digital são cruciais. É importante ter atenção a legislação atual, casos de vazamento de dados e impactos na sociedade. Além disso, deve-se evitar na redação simplificações ou desconhecimento de leis.
O tema pode ser cobrado na redação do Enem devido à crescente conscientização e mobilização social sobre o tema. É importante ter atenção a estatísticas de violência, políticas de proteção e movimentos sociais. Além disso, deve-se evitar generalizações ou propostas de soluções superficiais.
O tema pode ser cobrado na redação do Enem devido à importância da educação como direito fundamental e base para o desenvolvimento. É importante ter atenção a dados educacionais, barreiras socioeconômicas e políticas de educação. Além disso, deve-se evitar no texto a falta de dados atualizados ou propostas irreais.
A luta por direitos LGBTQIA+ continua central no debate social, podendo ser cobrado na redação do Enem. É importante ter atenção a legislação, casos de discriminação e campanhas educativas. Além disso, deve-se evitar desconsiderar a complexidade social do tema.
Por Laura Ragazzi
Fonte: Portal EdiCase
O Sebrae Goiás alcançou, em outubro deste ano, a marca de dois milhões de atendimentos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de…
A Companhia de Policiamento Especializado (CPE) realizou, nesta quinta-feira (11), uma ação de combate ao…
Os gatos estão presentes em lares de diferentes países e conquistaram admiradores graças à sua…
Encontrar maneiras reais de economizar se tornou uma prioridade para consumidores de todas as idades.…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais…
This website uses cookies.