Os resumos são ferramentas valiosas na rotina de estudos, pois permitem organizar e fixar melhor o conteúdo aprendido. Ao concentrar informações em pontos-chave, eles facilitam a revisão e ajudam a manter o foco nos temas mais importantes.
Além disso, com as datas dos principais vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, contar com resumos bem elaborados pode fazer a diferença na hora de revisar grandes volumes de matéria com mais agilidade e eficiência.
O orientador educacional Luis Fernando Cordeiro, do Curso Positivo, lista cinco dicas práticas para fazer resumos úteis, que ajudam a memorizar o conteúdo, garantindo um melhor desempenho nas provas e na vida acadêmica. Confira!
1. Seja conciso
Nada de copiar tudo o que o professor fala. Um bom resumo traz somente os principais conceitos e facilita na hora da revisão. “Além de manter a atenção durante a aula, isso evita a fadiga mental. O resumo deve ser um atalho inteligente para o conteúdo importante”, explica o professor Luis Fernando Cordeiro.
2. Use abreviações e símbolos
Abreviações, setas e asteriscos ajudam a agilizar as anotações e mantêm a clareza. “Cada aluno pode criar seu próprio código, o importante é que seja funcional e facilite a retomada do conteúdo”, recomenda. Para o vestibulando, o tempo é um dos fatores limitantes e, por isso, os resumos precisam enfatizar apenas os aspectos essenciais.
3. Destaque informações cruciais
Nos resumos para o vestibular, sublinhar ou usar marca-texto com cores diferentes é uma estratégia eficaz para organizar as informações e destacar os pontos mais importantes. Essa técnica facilita a memorização e torna a revisão mais rápida e prática, já que os olhos localizam com facilidade os trechos essenciais. Além disso, o uso de cores pode ajudar o cérebro a associar temas e conteúdos específicos, favorecendo o aprendizado visual.
4. Estruture tópicos e hierarquias
Organize as anotações em tópicos, criando uma hierarquia visual à matéria. “O resumo deve estabelecer claramente quais são os itens e subitens do assunto. Alguns temas têm uma escala de importância e essas divisões facilitam a memorização e compreensão”, comenta Luis Fernando Cordeiro.
5. Revise e atualize sempre
Não adianta anotar e nunca mais olhar. Segundo o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, esquecemos cerca de 25% do que aprendemos já no mesmo dia. Após 24 horas, esse número sobe para 50%, e, em 30 dias, nos lembramos de apenas 3% a 5% do que vimos. Por isso, Luis Fernando Cordeiro orienta reservar tempo para revisar e atualizar as anotações. “Lembre-se: esquecer é natural. Por isso, ‘lembrar de tudo no vestibular’ exige esforço, tempo e gasto contínuo de energia. Revise sempre!”, finaliza.
Por Fabiana Gonçalves
Fonte: Portal EdiCase
edicase,educação,Enem,vestibular
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…
This website uses cookies.