5 séries baseadas em jogos para aprender programação e inglês



De Matrix a The Last of Us e Arcane, as produções baseadas em videogames deixaram de ser voltadas a um público restrito e têm conquistado novos horizontes por meio do audiovisual. Complementando ou mesmo trazendo novas narrativas, essas séries atraem não apenas os fãs de suas versões originais, mas também despertam a curiosidade dos jovens sobre tudo que envolve o seu desenvolvimento, transformando o entretenimento em aprendizado para o futuro.

Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e pela PwC Consultoria mostra que profissões ligadas à automação e algoritmos devem superar funções tradicionais até 2025. “Transformar o contato com os videogames e suas adaptações em algo que estimule a criatividade, o raciocínio lógico e o interesse por tecnologia é uma forma de conectar os jovens a uma possível carreira”, destaca Henrique Nóbrega, diretor fundador da Ctrl+Play, rede de ensino de tecnologia e inovação.

Para Marcelo Barros, diretor de educação do grupo educacional CNA+, o entretenimento é uma fonte poderosa de prática e treino de um novo idioma. “Acompanhar séries no idioma original, como o inglês ou o espanhol, é uma ótima forma de aprender ou treinar a compreensão e o vocabulário da nova língua. Os estudantes têm contato com expressões idiomáticas, uso correto de verbos, diálogos completos, fonética e dialetos”, afirma.

A seguir, confira 5 séries baseadas em videogames que podem despertar seu interesse por programação e ainda treinar a compreensão em inglês!

1. The Last of Us

“The Last Of Us” mostra como narrativas bem construídas e diálogos complexos de interação podem se tornar experiências imersivas no idioma (Imagem: Reprodução digital | HBO Max)

Baseada no aclamado jogo da Naughty Dog, a série acompanha Joel e Ellie em um mundo pós-apocalíptico dominado por criaturas infectadas por um fungo agressivo. Além da trama emocional e dos gráficos cinematográficos do jogo original, a adaptação mostra como narrativas bem construídas e diálogos complexos de interação podem se tornar experiências imersivas no idioma.

Onde assistir: HBO Max.

2. Arcane

“Arcane” traz diálogos com expressões que fogem do dia a dia e desperta a vontade de explorar temas como a inteligência artificial (Imagem: Reprodução digital | Fortiche e Riot Games)

Ambientada no universo de “League of Legends”, a série é um exemplo de excelência visual e narrativa. Com personagens complexos e um enredo que envolve ciência, invenções e conflitos sociais, a produção traz diálogos com expressões que fogem do dia a dia. “Além disso, Arcane desperta nos jovens a vontade de explorar temas como inteligência artificial, design de personagens e criação de mundos, áreas ligadas à programação e à computação gráfica”, comenta Henrique Nóbrega.

Onde assistir: Netflix.

3. Halo

“Halo” é uma ótima porta de entrada para discussões sobre sistemas de inteligência, simulações e construção de jogos em 3D (Imagem: Reprodução digital | Amblin Television, 343 Industries e Microsoft)

A série traz para as telas a saga de “Master Chief, um supersoldado que lidera batalhas contra alienígenas em uma guerra interplanetária. Com elementos de ficção científica, estratégias militares e tecnologia avançada, “Halo” é uma ótima porta de entrada para discussões sobre sistemas de inteligência, simulações e construção de jogos em 3D, além de vocabulário com palavras e expressões ligadas à tecnologia.

Onde assistir: Netflix, Paramount+ e Prime Video.

4. Resident Evil

“Resident Evil” desperta o interesse dos jovens por programação de física, IA e design de níveis (Imagem: Reprodução digital | Constantin Television)

Inspirada na franquia de jogos de terror da Capcom, a série mistura zumbis, experimentos genéticos e grandes corporações. A atmosfera tensa e os elementos de resolução de enigmas estimulam o pensamento lógico. “A série pode despertar o interesse dos jovens por áreas como programação de física, IA e design de níveis”, comenta o especialista. Já para treinar o idioma, a produção contém falas com palavras sobre ciência e genética.

Onde assistir: Netflix.

5. The Witcher

“The Witcher” pode inspirar os jovens a entenderem como funcionam as construções de jogos e de roteiros interativos (Imagem: Reprodução digital | Netflix)

Embora tenha sido baseada inicialmente em livros, a popularidade da franquia cresceu imensamente com os jogos. A série explora um universo medieval com fantasia, monstros, magia e decisões morais complexas. A produção pode inspirar os jovens a entenderem como funcionam as construções de jogos e de roteiros interativos, com vocabulário em inglês com palavras que fogem do usual, como expressões medievais, mágicas e de combate.

Onde assistir: Netflix.

Por Maria Trindade





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Lula diz que enviará projeto de lei para incentivar futebol feminino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (10), que enviará na sexta-feira…

6 minutos ago

Thiago Silva marca no fim, elimina Bahia e coloca Fluminense na semifinal da Copa do Brasil

Resiliente, o Fluminense batalhou e conseguiu furar a retranca do Bahia nesta quarta-feira, no Maracanã.…

10 minutos ago

Protesto de moradores da Favela do Moinho tem bombas de efeito moral e vias interditadas

Um protesto de moradores da Favela do Moinho, na região central de São Paulo, provocou…

23 minutos ago

Estudante de Medicina da UFRJ descobre que estava morto no SUS ao tentar se vacinar

Por Redação O Estado de S. Paulo - 10/09/2025 20:44 O argentino Matías Roitberg, de…

43 minutos ago

Diretor do FBI confirma que suspeito de tiroteio que matou Kirk está sob custódia

O diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI), Kash Patel, disse que o suspeito do…

45 minutos ago

‘Não há um elemento que demonstre ciência de Bolsonaro do plano de golpe’, diz Fux

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, disse que as provas apresentadas pela Procuradoria-Geral…

55 minutos ago

This website uses cookies.