A alimentação vegetariana, além de saborosa e livre de crueldade animal, também pode ser prática, nutritiva e diversificada. O mundo vegetal é rico em ingredientes que oferecem uma grande variedade de sabores, cores e texturas — capazes de agradar até os paladares mais exigentes.
Nos dias frios, essa culinária ganha ainda mais destaque com pratos quentes, reconfortantes e cheios de aroma, que mostram como é possível unir conforto e saúde à mesa, mesmo sem ingredientes de origem animal. Por isso, a seguir, confira 5 receitas vegetarianas para tornar o inverno mais gostoso e cheio de sabor, respeitando o seu estilo de vida e cuidando do planeta!
Em uma panela de pressão, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente o tomate e o alho-poró e refogue por mais um minuto. Junte a batata e cubra com o caldo de legumes. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar a pressão. Retire do fogo, aguarde a pressão sair e abra a panela.
Após esfriar, transfira para um liquidificador e bata até obter um creme espesso. Disponha na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e sirva decorado com tomilho.
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho e o gengibre e doure. Acrescente o curry e refogue por mais um minuto. Acrescente a lentilha e cubra com água. Cozinhe até os grãos ficarem macios. Junte o leite de coco e deixe apurar por mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e finalize com o coentro. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o fubá e dissolva em 1 xícara de chá de água. Em uma panela, coloque o restante da água e leve ao fogo médio até ferver. Adicione o fubá dissolvido e reduza o fogo. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e transfira para um prato. Reserve.
Em outra panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente a cebola, o cogumelo e o molho de soja e cozinhe até dourar. Desligue o fogo e sirva o cogumelo sobre a polenta.
yakissoba
Molho de soja
Molho de soja
Em uma panela, coloque o amido de milho e a água e mexa até dissolver completamente. Adicione o molho de soja e leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre. Desligue o fogo e reserve.
Yakissoba
Encha uma panela com água e leve ao fogo médio para ferver. Acrescente o macarrão e cozinhe até ficar al dente. Escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o óleo de gergelim e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o alho, o cogumelo e o sal e refogue por 5 minutos. Junte a acelga, o broto de feijão e o alho em flocos e refogue por mais 3 minutos. Por último, coloque a cenoura, o macarrão, o tofu e o molho de soja e mexa para incorporar. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Receita indicada pela Chef Lívia Pauliez
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Higienize as mandioquinhas e corte-as em tamanhos similares. Quando a água atingir fervura, coloque a folha de louro e a mandioquinha. Cozinhe até que o tubérculo esteja macio. Retire da água, aguarde esfriar e disponha em um liquidificador. Aos poucos, adicione a água do cozimento e bata até obter a textura de um purê. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite de oliva.
Depois, higienize e corte os demais legumes em julienne (tiras longas e finas). Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e doure. Reduza o fogo, acrescente os legumes e refogue 4 minutos. Desligue o fogo e tempere com sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino. Disponha os legumes em uma travessa e cubra com o purê. Leve ao forno preaquecido em temperatura média para gratinar. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
O goleiro Léo Jardim, do Vasco, foi alvo de uma das maiores polêmicas da rodada…
Ventos intensos foram registrados últimas horas em algumas áreas do Estado de São Paulo, segundo…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 28/07/2025 11:18 O presidente dos Estados Unidos,…
O jovem brasileiro João Fonseca perdeu duas posições e caiu no ranking atualizado pela Associação…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 28/07/2025 11:14 Dorian Taterka morreu nesse domingo,…
O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, visa aumentar…
This website uses cookies.