A couve é um ingrediente versátil e cheio de personalidade, que pode transformar preparos simples em pratos marcantes. Rica em nutrientes, textura agradável e sabor levemente terroso, ela combina tanto com receitas tradicionais quanto com criações mais modernas e criativas.
A seguir, veja 5 receitas surpreendentes com couve!
Massa
Recheio
Massa
No processador, bata o feijão-preto cozido até formar uma pasta grossa. Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Adicione a pasta de feijão-preto e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente a farinha de mandioca torrada e a farinha de trigo aos poucos, mexendo até formar uma massa consistente que desgrude da panela. Reserve.
Recheio
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e frite o bacon até dourar. Acrescente o alho e a carne-seca e refogue rapidamente. Por último, adicione a couve fatiada e refogue por 2 minutos, apenas para murchar levemente. Reserve.
Montagem e finalização
Pegue uma porção da massa de feijão-preto, abra na palma da mão e coloque uma colher do recheio. Feche bem, modelando em formato de bolinha. Passe os bolinhos primeiro nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Aqueça uma panela com óleo em fogo médio e frite os bolinhos até ficarem dourados. Sirva em seguida.
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o cogumelo até soltar a água e dourar levemente. Acrescente a couve e refogue por 2 minutos até murchar. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos com o leite até ficar homogêneo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione a mistura de cogumelo refogado e o queijo feta. Misture bem. Unte forminhas para muffin com azeite. Distribua a mistura, preenchendo até 3/4 da altura. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 a 25 minutos, ou até firmar e dourar levemente por cima. Retire do forno, desenforme com cuidado e sirva em seguida.
Ravióli
Recheio
Molho de tomate
Massa
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, abra um buraco no centro e adicione os ovos, o azeite e o sal. Misture até formar uma massa homogênea. Sove por cerca de 10 minutos até ficar lisa e elástica. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho. Acrescente a couve e refogue rapidamente até murchar. Transfira para uma tigela e misture com a ricota e o parmesão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Montagem
Abra a massa em uma superfície enfarinhada com farinha de trigo até ficar fina. Corte em quadrados de cerca de 6 cm. Coloque uma colher de chá do recheio no centro de cada quadrado. Dobre em formato de triângulo ou retângulo, pressionando bem as bordas com um garfo para selar. Reserve.
Molho de tomate
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente. Adicione os tomates, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Finalize com folhas de manjericão. Reserve.
Encha uma panela com água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione uma colher de sopa de sal e cozinhe o ravióli até subir à superfície. Retire com uma escumadeira. Sirva o ravióli com o molho de tomate.
Retire o talo grosso central das folhas de couve, com cuidado para não rasgar. Em uma panela, coloque água e leve ao fogo médio para ferver. Cozinhe as folhas por 1 a 2 minutos, apenas até ficarem maleáveis. Escorra e reserve. Em uma tigela, coloque a carne moída, o arroz, a cebola, o pimentão amarelo, o alho, o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até formar um recheio uniforme. Coloque uma porção de recheio no centro de cada folha de couve. Dobre as laterais e enrole em formato de charuto, apertando levemente para firmar.
Em uma panela, acomode os charutinhos lado a lado, com a dobra virada para baixo. Regue com o azeite e adicione cerca de 1/2 xícara de chá de água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 35 a 40 minutos, até o arroz e a carne ficarem cozidos e a água secar. Retire com cuidado e sirva em seguida.
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue a cebola, o alho e um talo de alho-poró até ficarem macios e levemente dourados. Acrescente as batatas e cubra com o caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe em fogo médio até as batatas ficarem bem macias. Com um mixer de mão, bata a sopa até ficar cremosa e homogênea. Adicione o creme de leite e misture bem. Acrescente a couve fatiada e o outro talo de alho-poró e cozinhe por mais 3 minutos, apenas até murchar. Ajuste os temperos e sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais importantes…
A cidade de Goianésia sediou nesta quinta-feira, 18, o lançamento da 19ª edição da Operação…
A Câmara dos Deputados dos EUA, controlada pelo Partido Republicano, aprovou nesta sexta-feira (19) uma…
A sexta-feira não foi muito proveitosa para o brasileiro Gabriel Bortoleto levando em conta o…
A Receita Federal informou nesta sexta-feira, 19, que realiza a Operação Cadeia de Carbono contra…
Libra é o sétimo signo do zodíaco, caracterizado como um signo cardinal e regido por…
This website uses cookies.