Aprenda a preparar opções deliciosas com este ingrediente nutritivo e versátil
O ora-pro-nóbis tem ganhado espaço na culinária brasileira por ser uma planta rica em nutrientes e fácil de incluir em diferentes preparações. Seu sabor e textura delicada permitem combinações que vão de pratos simples a versões mais sofisticadas, trazendo um toque especial às refeições do dia a dia.
Pensando nisso, selecionamos alternativas que destacam a versatilidade desse ingrediente, variando entre opções leves, encorpadas e bem equilibradas. Se você quer inovar na cozinha e trazer novos sabores para a mesa, confira agora 5 receitas criativas com ora-pro-nóbis para o almoço!
Lasanha
Molho branco
Molho branco
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo. Mexa por 1 minuto para cozinhar a farinha. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe até engrossar e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Reserve.
Lasanha
Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite em fogo médio. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto. Adicione as folhas de ora-pro-nóbis e cozinhe por 3 minutos até murcharem levemente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Em outra frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite em fogo médio e grelhe os cubos de salmão por cerca de 2 minutos de cada lado, apenas até ficarem levemente dourados. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Em um refratário, espalhe uma camada fina de molho branco. Faça camadas alternadas de massa de lasanha, salmão, ora-pro-nóbis e molho branco. Repita até finalizar os ingredientes. Cubra com muçarela e polvilhe parmesão por cima. Leve ao forno médio preaquecido até gratinar. Sirva em seguida.
Em um recipiente grande, misture a batata amassada com a farinha de trigo, a gema de ovo e o sal até obter uma massa homogênea. Sobre uma superfície levemente enfarinhada com farinha de trigo, modele rolinhos e corte em pedaços de cerca de 2 cm. Em uma panela grande com água fervente e sal, cozinhe os nhoques em fogo médio até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve.
Em uma frigideira média, aqueça a manteiga em fogo médio, refogue o alho por 1 minuto e adicione o ora-pro-nóbis. Cozinhe por 2 minutos. Acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo até o molho encorpar levemente. Sirva o nhoque coberto com o creme de ora-pro-nóbis.
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto. Adicione as folhas de ora-pro-nóbis e cozinhe por 3 a 4 minutos até murcharem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar. Em uma tigela, misture a ricota, o queijo muçarela e o ora-pro-nóbis refogado até formar um creme encorpado. Reserve.
Pegue pequenas porções do recheio e molde em formato de cilindros de aproximadamente 6 cm de comprimento. Envolva cada porção com uma tira de massa folhada, enrolando em espiral para que o recheio fique totalmente coberto. Disponha os rolinhos em uma assadeira untada com azeite, pincele a gema de ovo sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos, até dourarem e ficarem crocantes. Sirva em seguida.
Em uma panela média, faça camadas com cebola, tomate e pimentão. Em seguida, em um recipiente, tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e disponha sobre os legumes. Acrescente o ora-pro-nóbis, regue com leite de coco e azeite de dendê. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, sem mexer, até o peixe ficar macio e o molho encorpado. Sirva em seguida.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho e a carne desfiada com o molho de tomate. Adicione o ora-pro-nóbis e cozinhe por 3 minutos. Reserve. Depois, dissolva o fubá em 1 xícara de chá de água fria. Em uma panela, ferva as 3 xícaras de chá de água restantes, junte o fubá dissolvido e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar. Sirva a polenta em pratos fundos e cubra com a mistura de carne e ora-pro-nóbis.
Fonte: Portal EdiCase
O que parecia apenas um pisão em falso no gramado sintético da MRV Arena se…
Originária do Mediterrâneo e Norte da África, a beterraba é rica em nitratos naturais, betalaínas…
Cuidar do organismo naturalmente é essencial para o bem-estar e o equilíbrio diário. Os chás…
A Prefeitura de São Paulo enviou, na tarde desta segunda-feira, 18, um pedido para que…
O espanhol Carlos Alcaraz ganhou pela primeira vez o Cincinnati Open, nesta segunda-feira, ao derrotar…
A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente…
This website uses cookies.