Usar sardinha fresca na cozinha é um jeito inteligente de variar o cardápio e garantir refeições ricas em nutrientes. Leve, acessível e cheia de sabor, ela combina bem com legumes, temperos naturais e preparos rápidos, sem perder a textura nem o aroma característico. Pensando nisso, selecionamos 5 receitas com sardinha fresca para o almoço que funcionam perfeitamente no dia a dia. Confira!
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Refogue a cebola-roxa por 2 minutos e acrescente o alho. Mexa até dourar levemente. Adicione os tomates picados, o açúcar, a páprica, o cominho, a pimenta-calabresa e o sal. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo ocasionalmente até obter um molho encorpado.
Desligue o fogo. Com o molho ainda quente na frigideira, disponha as sardinhas abertas em círculo, com a pele voltada para cima, sobre o molho. Salpique a salsinha por cima das sardinhas cruas. Tampe a frigideira e leve ao fogo preaquecido na temperatura baixa por 15 minutos, sem mexer, até que as sardinhas estejam cozidas no vapor do próprio molho. Desligue o fogo e decore com folhas frescas de manjericão. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque as rodelas de quiabo e pingue algumas gotas de vinagre. Em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue o alho em fogo médio. Junte o quiabo, refogue por 5 minutos e adicione o tomate. Acrescente as sardinhas, tampe e cozinhe por 10 minutos. Sirva em seguida.
Em fogo médio, aqueça o azeite em uma panela funda. Adicione a cebola e o alho, refogando por 2 minutos até dourar levemente. Acrescente o alho-poró e refogue por mais 2 minutos. Misture o extrato de tomate, a páprica, a cúrcuma e o louro. Mexa bem até formar um molho homogêneo.
Junte as batatas cortadas, misture e refogue por 3 minutos. Adicione a água quente, tempere com sal e pimenta-do-reino. Tampe parcialmente a panela e cozinhe por 15 minutos, ou até que as batatas estejam quase macias. Com cuidado, distribua as sardinhas sobre o ensopado.
Cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos com a panela tampada, sem mexer, para que o peixe cozinhe no vapor do caldo. Verifique o sal e ajuste se necessário. Desligue o fogo e salpique cebolinha fresca por cima antes de servir.
Em um recipiente, tempere as sardinhas com sal e suco de limão. Após, em uma panela, faça camadas de cebola, pimentão, tomate e sardinhas. Regue com leite de coco e azeite de dendê. Depois, cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por 20 minutos. Finalize com coentro e sirva.
Em uma tigela, misture os ovos com o queijo, o fermento, a pimenta-do-reino e o orégano. Acrescente a cenoura, a abobrinha e a sardinha e misture até obter uma massa homogênea. Despeje a mistura em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 25 minutos. Retire do forno e sirva.
Fonte: Portal EdiCase
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc)…
O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta quarta-feira (10/12), nas redes sociais, o pagamento de bônus…
Dos estabelecimentos autuados 7 estão em Goiânia e dois em Aparecida (Foto: Procon Goiás) O…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH),…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do 2º Delegacia de Polícia, Delegacia de Proteção…
Com projeto, Serra Dourada será totalmente revitalizado, com preservação da arquitetura original. Estádio será o…
This website uses cookies.