Entre os ingredientes mais completos e práticos para lanches, está o ovo, que combina boa quantidade de proteínas, essenciais para o organismo, e sabor. Ele pode ser preparado de inúmeras formas, absorve bem temperos e acompanha diferentes tipos de alimento, o que o torna ideal para composições criativas e proteicas.
A seguir, confira 5 receitas com ovo ricas em proteínas para o lanche da tarde!
Bata os ovos em uma tigela média com um garfo ou batedor de arame, adicionando o leite, o sal e a pimenta-do-reino. Misture a cenoura e a cebolinha ao final. Use uma frigideira antiaderente média, pincele com óleo e leve ao fogo baixo. Despeje uma fina camada da mistura de ovos na frigideira, apenas o suficiente para cobrir o fundo. Deixe cozinhar levemente até firmar, mas mantendo a superfície ainda um pouco úmida.
Com a ajuda de uma espátula de silicone, enrole a omelete de um lado ao outro, formando um rolinho, e empurre-o para um lado da frigideira. Adicione mais um pouco da mistura de ovos, espalhando até encostar no rolinho já formado. Assim que firmar, enrole novamente sobre a primeira parte. Continue adicionando camadas finas de ovos e enrolando até utilizar toda a mistura. Retire o rolinho pronto da frigideira e deixe descansar 2 a 3 minutos. Em seguida, corte em fatias de cerca de 2 cm e sirva.
Em uma assadeira, asse as batatas-doces com casca, em forno preaquecido a 200 °C, por cerca de 25 minutos ou até ficarem macias. Depois, com cuidado, corte ao meio no sentido do comprimento e cave delicadamente o centro de cada metade da batata-doce, formando uma cavidade. Após, em um recipiente, misture os ovos crus com o iogurte, o requeijão, o sal, a pimenta-do-reino e a páprica defumada. Preencha as cavidades das batatas-doces com esse creme e leve ao forno por mais 10 minutos, até o centro firmar levemente. Finalize com salsinha. Sirva em seguida.
Com uma batedeira, bata as claras em velocidade alta. Quando começarem a espumar, adicione a pitada de sal e continue batendo até formar picos firmes. Com a batedeira ainda ligada, junte as gemas uma a uma, batendo bem a cada adição até obter um creme volumoso, claro e areado.
Acrescente o xilitol aos poucos, batendo em velocidade média até o creme ficar brilhante (cerca de 2 minutos). Peneire juntos a farinha de aveia e a fécula de batata. Com uma espátula de silicone, incorpore em 3 etapas à mistura, com movimentos delicados de baixo para cima, sem bater. Adicione a essência de baunilha e o fermento, mexendo suavemente apenas até incorporar.
Unte uma forma redonda alta (com fundo removível se possível) com óleo de coco e enfarinhe com farinha de aveia. Despeje a massa e nivele com a espátula. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que, ao tocar a superfície, ela esteja firme e levemente dourada. Não abra o forno nos primeiros 25 minutos para evitar que o bolo murche. Retire do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar.
Massa
Recheio
Massa
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga e o sal até formar uma farofa. Junte a gema e a água gelada aos poucos até obter uma massa homogênea. Leve à geladeira por 20 minutos.
Recheio
Após, em uma frigideira em fogo médio, refogue o alho-poró e o cogumelo no azeite até dourarem. Misture com os ovos batidos e o creme. Depois, abra a massa em forminhas, adicione o recheio e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 25 minutos. Sirva em seguida.
Em uma frigideira em fogo médio, refogue a cebola no azeite até caramelizar. Adicione a batata e doure levemente. Em um recipiente, bata os ovos com sal e pimenta-do-reino, despeje na frigideira, tampe e cozinhe por cerca de 5 minutos. Vire com cuidado para dourar o topo e sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
Dezembro é um período em que as compras online tendem a aumentar, impulsionadas pela procura…
Governo de Goiás vai investir R$ 1 milhão para apoiar projetos de pesquisa e extensão…
Espaço será reinaugurado nesta terça-feira (09/12), às 14h. Iniciativa integra ações de apoio a equipamentos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Aparecida de…
Desde os primeiros dias de vida, as crianças demonstram uma sensibilidade intensa ao que acontece…
59 mil motoristas das categorias C, D e E estão com exames vencidos em Goiás…
This website uses cookies.