5 hábitos para emagrecer com saúde e manter o peso em equilíbrio



À medida que o verão se aproxima, cresce a busca por dietas que prometem resultados rápidos e treinos intensos para estar “em forma” para a estação mais quente do ano. Porém, o verdadeiro preparo não acontece em poucas semanas e, geralmente, essas mudanças repentinas e soluções milagrosas podem representar um risco à saúde e atrapalhar a jornada de quem busca um emagrecimento saudável.

Antes de tudo, o primeiro passo para emagrecer com saúde é entender como o corpo funciona. Mesmo com alimentação equilibrada e rotina de exercícios, muitas pessoas não veem o peso mudar. Isso pode estar relacionado ao metabolismo, que regula o quanto o corpo gasta de energia em repouso. Quando esse gasto é menor que o ideal, o organismo tende a economizar energia, diminuindo a queima de gordura.

Para a endocrinologista e especialista em nutrição, Dra. Daniela Jobst, da Clínica Jobst, conhecer o próprio metabolismo é fundamental para montar estratégias alimentares eficazes e evitar frustrações. “Cada corpo funciona e reage de uma forma; por isso, dietas generalistas acabam não gerando resultados a longo prazo. Para o emagrecimento saudável é preciso considerar fatores como sono, estresse, composição corporal e hormônios, que influenciam diretamente na perda de peso”, explica.

A médica cita que existe uma diferença essencial entre perder peso e emagrecer. Enquanto perder peso geralmente significa apenas ver a balança descer, muitas vezes às custas de líquidos ou até massa muscular, emagrecer vai além de números e implica na redução da gordura corporal, preservação da massa magra, equilíbrio hormonal e metabólico, além de mais qualidade de vida e energia no dia a dia.

Por isso, a Dra. Daniela Jobst lista 5 atitudes para emagrecer de forma saudável e sem seguir as dietas e treinos da moda. Confira!

1. Entenda o seu metabolismo

Cada pessoa tem um ritmo metabólico único. Exames específicos ajudam a identificar quanto o corpo realmente gasta em repouso, o que permite ajustar a alimentação e o treino com mais precisão. Ter uma orientação profissional para avaliar seus resultados médicos é fundamental para encontrar uma metodologia que funcione a seu favor.

2. Priorize a comida de verdade

Produtos “light”, “zero” ou “fit” nem sempre são sinônimo de saúde. Alimentos naturais, ricos em fibras, proteínas e gorduras boas auxiliam na regulação de hormônios e no controle da saciedade e a manter o metabolismo ativo.

3. Evite dietas extremamente restritivas

Restringir demais as calorias pode fazer o corpo entrar em modo de defesa, reduzindo o gasto energético e dificultando a perda de gordura. O ideal é buscar um déficit calórico moderado e sustentável a longo prazo.

Os treinos de força ajudam a preservar os músculos (Imagem: PeopleImages | Shutterstock)

4. Preserve a massa muscular

Os treinos de força e a ingestão adequada de proteínas são essenciais para preservar músculos. Eles são grandes aliados do metabolismo e da queima de gordura durante e após o processo de emagrecimento.

5. Cuide do sono e do estresse

A falta de descanso e o estresse crônico desregulam hormônios ligados ao apetite e ao metabolismo, como cortisol e leptina. Por isso, é preciso priorizar as noites de sono bem dormidas e investir em equilíbrio emocional, fatores que fazem toda a diferença para a perda de peso.

Autocuidado é um compromisso contínuo

Mais do que um “projeto verão”, a Dra. Daniela Jobst defende que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo e que ter uma orientação médica e personalizada para o seu estilo de vida e metabolismo é fundamental para melhores resultados no longo prazo.

“O foco não é o corpo ideal, mas o corpo saudável, aquele que funciona bem, tem energia e está em equilíbrio o ano todo. O verão é apenas um marco. Quando o cuidado é constante, os resultados aparecem naturalmente e, mais importante, permanecem”, finaliza a médica.

Por Maria Julia Cabral





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 28/12/2025

O domingo trará uma energia que incentivará ação, mas também pedirá bom senso ao lidar…

6 horas ago

Tocantinense: Araguaína vence Tocantinópolis no primeiro jogo da final

O último campeão do futebol profissional brasileiro na temporada começou a ser definido neste sábado…

9 horas ago

Conta de luz terá bandeira verde em janeiro de 2026, confirma Aneel

O ano de 2026 começa com alívio no bolso dos consumidores brasileiros. A Agência Nacional…

10 horas ago

Pesquisa Datafolha mostra contradições ideológicas entre petistas e bolsonaristas

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revela que parte significativa dos eleitores brasileiros não se…

11 horas ago

Regional Centro-Leste encerra ciclo do Programa ALI com encontros coletivos em quatro municípios | ASN Goiás

A Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás concluiu, nesta quinta-feira, 11, em Anápolis, o ciclo dos…

11 horas ago

Força Tática prende homem por tráfico de drogas no Bairro Nova Fiíca

Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira, 26,…

12 horas ago

This website uses cookies.