A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa 20% da nota total da prova. Por isso, escrever um excelente texto é fundamental para conquistar uma boa pontuação e, consequentemente, a tão sonhada vaga na universidade. Para isso, é importante observar critérios essenciais da produção textual, como clareza, coesão, argumentação e, claro, o tema, revelado no momento do exame.
Esses elementos, segundo Milena Kendrick Fiuza Villani, diretora pedagógica do Sistema Positivo — sistema de ensino voltado para a formação integral e inclusiva no Brasil —, exigem preparação estratégica, domínio técnico e bagagem. “Assim é possível reduzir erros, otimizar tempo e criar argumentos sólidos”, explica.
Abaixo, ela compartilha cinco dicas valiosas para conquistar nota mil na redação do Enem. Confira!
Definir a estrutura do texto antes da produção é o primeiro passo para uma redação de alto nível. Na prática, isso significa saber exatamente como iniciar, desenvolver e encerrar a argumentação, preservando a coesão e a coerência do conteúdo.
De acordo com Milena Kendrick Fiuza Villani, praticar com temas variados e respeitando o espaço disponível para escrita ajuda a ganhar velocidade e confiança no dia da prova. “Quando o aluno já domina a estrutura da redação do Enem, ele consegue se concentrar mais na profundidade da análise, sem se perder em abstrações ou repetições”, afirma.
Uma redação de destaque também se apoia em um repertório diversificado, que abrange desde fatos históricos e dados científicos até referências literárias e acontecimentos da atualidade. Por isso, os alunos que utilizarem fontes variadas durante a preparação, como livros, reportagens, palestras e documentários, podem obter uma grande vantagem nessa etapa. “Essa bagagem é o que permite sustentar argumentos com propriedade e enriquecer a discussão do tema proposto”, destaca a diretora pedagógica do Sistema Positivo.
Gerenciar o tempo durante a prova é outro fator determinante para o desempenho final, já que a redação é feita em conjunto com as questões objetivas. Simular as condições reais do exame, incluindo o tempo de elaboração e revisão, é a melhor forma de garantir que o texto será finalizado com tranquilidade. “Ao ‘replicar’ as condições do exame em casa, o estudante reduz a ansiedade e aumenta a segurança quando chegar o dia do Enem, certificando a qualidade do texto”, ressalta a especialista.
O domínio da modalidade escrita da língua portuguesa é uma das competências avaliadas na redação do Enem, e isso vai muito além de evitar erros ortográficos. Construir frases claras, manter a coesão entre os parágrafos e usar corretamente a pontuação são pontos que fazem a diferença na avaliação. Sobre esse tópico, Milena Kendrick Fiuza Villani acrescenta: “Não se esqueça de revisar o texto antes de passá-lo a limpo para eliminar deslizes e aperfeiçoar a comunicação”.
Escrever com frequência é o que transforma a prática em segurança. Incluir a produção textual na rotina de estudos ao invés de separar um ou outro momento pontual para se preparar para a redação é um grande diferencial. Dessa forma, o estudante consegue desenvolver maior fluidez, melhorar a argumentação, ampliar a criatividade e identificar pontos de melhoria.
“Não espere a inspiração chegar: escreva, revise, peça para que outras pessoas leiam seu texto e reescreva. Quanto mais o aluno pratica, mais natural e consistente se torna o processo, e isso se reflete diretamente no desempenho no dia do exame”, conclui a especialista.
Por Sabrina Santos
Fonte: Portal EdiCase
Amanda Anisimova garantiu, nesta madrugada de sexta-feira, pela segunda vez consecutiva uma vaga em final…
A vitória por 3 a 0 sobre o Chile, nesta quinta-feira, no Maracanã, deixou o…
Nesta sexta-feira, o movimento dos astros trará uma energia intensa e transformadora, que poderá afetar…
Lucas Paquetá e Luiz Henrique foram as duas boas notícias para Carlo Ancelotti na seleção…
Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo,…
Já classificada para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira venceu o Chile…
This website uses cookies.