Com uma abordagem que alia elegância, praticidade e experiência sensorial, a arquiteta e decoradora Fernanda Marques, responsável pelos interiores dos empreendimentos da construtora Netcorp Itália no Brasil, revela inspirações valiosas para repaginar cada canto da casa com personalidade.
Para ela, um bom projeto vai além da estética e deve criar conexões com os moradores. “A ideia é criar ambientes que contem uma história, onde o design não seja apenas bonito, mas que dialogue com quem vive ali. Assim como a moda italiana, a decoração deve emocionar, acolher e durar”, destaca.
A seguir, Fernanda Marques compartilha 5 dicas para trazer a decoração italiana para a sua casa. Confira!
Fernanda Marques sugere partir de uma base neutra e sofisticada, como se fosse uma tela em branco. Tons como areia, off-white e cinza-claro organizam e acolhem o restante da composição, criando um pano de fundo silencioso, porém expressivo.
“A verdadeira riqueza está nas texturas”, explica. Materiais como madeira natural e travertino se misturam com tecidos nobres como linho, couro natural, veludos opacos e tramas orgânicas, proporcionando profundidade e aconchego ao ambiente.
O mobiliário é o fio condutor da identidade dos espaços. Fernanda Marques valoriza peças com linhas limpas, proporções generosas e acabamentos impecáveis, trazendo conforto e sofisticação. “Sempre que possível, trago o design nacional para o centro dessa história. Ele carrega identidade e autenticidade — uma sofisticação que não depende de modismos”, conta a arquiteta.
Assim como um look bem pensado, são os detalhes que vestem a casa. Almofadas em tecidos nobres, tapetes com texturas marcantes e cortinas bem acabadas fazem toda a diferença. “Misturar acabamentos com parcimônia e inserir pontos de cor com intenção cria ritmo e interesse visual sem sobrecarregar o espaço”, destaca a especialista.
Inspirada na tradição italiana de unir convivência e culinária, Fernanda Marques propõe uma integração fluida entre a cozinha e o living. “Uma bancada de apoio com boas banquetas e iluminação bem planejada já transforma a dinâmica do espaço.” Adegas de vidro à vista também aparecem como destaque, revelando o estilo de vida dos moradores e aproximando o design da rotina.
Trazer o verde para dentro de casa é uma escolha estética e emocional. “É bacana ter floreiras integradas à estrutura arquitetônica, elas dissolvem os limites entre interior e exterior. Além disso, apostar em vasos de diferentes alturas e volumes garante composições orgânicas e poéticas que respiram junto com o espaço”, finaliza a arquiteta.
Por Wendy Oliveira
Fonte: Portal EdiCase
A seleção brasileira vai enfrentar o Chile, dia 4 de setembro, às 21h45, pelas Eliminatórias…
Uma diarista de 46 anos foi indiciada por furto, em Uberlândia, Minas Gerais, após se…
Dois boxeadores brasileiros campeões olímpicos vão lutar em um mesmo evento, dia 2 de agosto,…
A campanha encabeçada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o…
Maria Bethânia anunciou datas extras para a turnê comemorativa de 60 anos de carreira, após…
Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera…
This website uses cookies.