Com o avanço dos preços da energia elétrica, a energia solar fotovoltaica surge como uma das soluções mais eficientes, permitindo ao consumidor gerar sua própria eletricidade e reduzir drasticamente os custos mensais. Além da economia, esse tipo de sistema valoriza o imóvel e contribui diretamente para a sustentabilidade ambiental. Ao transformar luz solar em energia limpa, o investimento também oferece retorno a médio prazo, com vida útil que ultrapassa duas décadas.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a tecnologia fotovoltaica já está presente em todos os estados brasileiros. Os dados da entidade apontam que cerca de 3,5 milhões de imóveis no Brasil, entre residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, já adotaram esse sistema de geração de energia.
“Optar pela energia solar fotovoltaica significa usar uma fonte renovável, ou seja, a luz do sol para gerar a energia elétrica necessária à residência e, se possível, gerar créditos a serem compensados quando houver maior demanda”, explica Paulo Takao, engenheiro e professor do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera.
Aplicados na cobertura de prédios, nos telhados de casas ou em áreas abertas (solo), os sistemas fotovoltaicos são uma opção viável e sustentável. “Atualmente, graças a linhas de financiamento específicas, é possível parcelar a instalação e ainda assim começar a economizar desde o primeiro mês. Os benefícios vão desde a economia de até 95% da conta de energia até a valorização do imóvel”, afirma.
De acordo com a ABSOLAR, imóveis com sistemas fotovoltaicos podem ter valorização de até 10%. A associação completa que essa valorização se dá pelos benefícios econômicos e ambientais que a fonte proporciona.
Para quem pensa em investir na geração de energia solar, alguns cuidados são fundamentais na hora de planejar o sistema ideal. É preciso considerar aspectos técnicos do imóvel, o histórico de consumo e a escolha correta dos equipamentos. A seguir, confira as orientações para começar!
Consulte uma empresa especializada para avaliar o consumo médio mensal e o potencial de geração solar do imóvel.
Um bom aproveitamento da irradiação solar depende da orientação e inclinação do telhado. Além disso, é essencial avaliar se a estrutura do telhado suporta os módulos. Essa análise deve ser feita por um profissional habilitado.
O dimensionamento ideal do sistema deve considerar a média de consumo dos últimos 12 meses.
Opte por painéis solares e inversores certificados, o que garante eficiência e maior durabilidade.
A instalação do sistema deve ser realizada por profissionais qualificados. Embora a manutenção seja simples, ela precisa ser feita de forma periódica e, assim como a instalação, deve ser executada por empresas habilitadas para garantir segurança e eficiência.
O engenheiro lembra ainda que a geração de energia solar é limpa e renovável com retorno sobre o investimento atrativo. “Em média, o sistema se paga entre 4 e 6 anos, com vida útil superior a 25 anos”, completa Paulo Takao.
Por Priscila Dezidério
Fonte: Portal EdiCase
Por Redação O Estado de S. Paulo - 27/07/2025 14:16 Um homem vestido com camisa…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "o Hamas rouba a comida enviada…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente o uso, a distribuição e a…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 27/07/2025 13:45 Uma frente fria chega nesta…
O atacante Neymar comentou o empate do Santos por 2 a 2 com o Sport…
A decepção visível no rosto de Oscar Piastri após largar atrás do companheiro de McLaren,…
This website uses cookies.