5 dicas para mulheres que querem abrir o próprio negócio



Ter o próprio negócio é o sonho daqueles que desejam conquistar independência, autonomia e a chance de transformar ideias em realidade. Para as mulheres, essa ambição vai além: é a oportunidade de romper barreiras e conquistar protagonismo em um mercado tão desafiador.

No Brasil, esse movimento já é expressivo: são mais de 10,35 milhões de mulheres empreendedoras, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o que corresponde a 34% de todos os empreendedores do país.

Ainda assim, conquistar espaço no mercado não é uma tarefa fácil e exige conhecimento, dedicação e disciplina. “Empreender é um ato de coragem, mas a coragem sem direção pode ser só um salto no escuro”, afirma Marcela Fujiy, fundadora da Be.Labs, uma aceleradora de negócios no Nordeste.

A seguir, ela compartilha 5 dicas práticas que foram essenciais em sua trajetória e que podem ajudar outras mulheres a transformarem seus projetos em histórias de sucesso. Confira!

1. Olhe para si

O que move você? Pense no que faria mesmo sem ganhar dinheiro, mas que, com estratégia, poderia se tornar sua fonte de renda.

2. Fique de olho nos problemas

Negócios bem-sucedidos resolvem problemas. O que falta na sua comunidade ou no seu mercado? O que pode ser feito melhor?

3. Teste pequeno e aprenda rápido

Você não precisa de um plano de negócios perfeito para começar. Valide sua ideia com quem pode ser seu cliente, observe a reação e ajuste o que for necessário.

Ter uma rede de apoio composta por mulheres que já passaram pelo mesmo caminho poupa tempo, dinheiro e frustração (Imagem: Monkey Business Images | Shutterstock)

4. Não tente fazer tudo sozinha

Ter uma rede de apoio muda o jogo. Outras mulheres já passaram por esse caminho e aprender com elas poupa tempo, dinheiro e frustração.

5. Dê o primeiro passo

Os desafios existem: acesso a crédito, medo de errar, conciliar tudo ao mesmo tempo, lidar com o peso das expectativas. Mas se você espera o momento perfeito, ele nunca chega. O que faz a diferença é dar o primeiro passo e ajustar a rota no caminho.

Marcela Fujiy acredita que a força do empreendedorismo feminino é ampla e vai além de promover um retorno financeiro. “As mulheres transformam realidades por meio dos seus negócios. Elas não apenas movem a economia, mas também geram benefícios diretos para suas famílias e comunidades. A força das mulheres transforma e gera um empoderamento em cascata”, afirma.

Por Viviane Santa Cruz





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Carlos Alcaraz arrasa italiano e espanta fantasma da segunda rodada do US Open

Há quase um ano, no dia 29 de agosto, no mesmo Arthur Ashe Stadium, o…

18 minutos ago

Nikolas contesta no TCU contratação de escritório americano que negociaria sanções

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), nesta quarta-feira, 27, enviou recurso ao Tribunal de Contas…

19 minutos ago

Eduardo Bolsonaro participa de ato de Comissão da Câmara por videoconferência

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou no início da noite desta quarta-feira, 27, de…

28 minutos ago

Federal de Uberlândia apura gesto obsceno de universitário

Um aluno da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) cometeu ato obsceno na sexta-feira, 22, na…

33 minutos ago

Ibama informa próximo passo após Avaliação Pré-Operacional em bloco na Margem Equatorial

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou em nota…

34 minutos ago

Presidente do União responde a Lula e menciona ‘força política que não se submete ao governo’

O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, respondeu nesta terça-feira, 26, a cobranças do…

37 minutos ago

This website uses cookies.