O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige mais do que horas em frente aos livros ou simulados resolvidos. O desempenho depende também de disciplina diária, organização da rotina e escolhas inteligentes sobre onde e como estudar.
Além de revisar conteúdos e praticar exercícios, a organização do ambiente onde se estuda pode fazer toda a diferença para manter o foco e reduzir distrações, como alerta a psicóloga Elaine Franciny Santos Jardim, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera.
“Um espaço desorganizado ou com muito estímulo sensorial, como barulhos, impacta diretamente a concentração. O cérebro tende a se dispersar quando há muitos estímulos competindo pela atenção. Por isso, estudar em um ambiente limpo, iluminado e livre de interferências aumenta significativamente a produtividade e a retenção de conteúdo”, explica a especialista.
Entre as principais recomendações da Elaine Franciny Santos para ampliar o foco durante os estudos para o Enem, estão:
Segundo a docente, a preparação para o Enem vai além do conteúdo aprendido ao longo do ano. “A forma como o estudante organiza seu tempo e seu espaço influencia diretamente o resultado. Cuidar do ambiente e da mente é parte essencial da jornada de preparação”, reforça Elaine Franciny Santos Jardim.
Por Priscila Dezidério
Fonte: Portal EdiCase
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…
O Natal pede mesa farta, aconchego e aquele toque doce que faz todo mundo sorrir.…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna, com apoio do Grupo…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Planaltina e do…
Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o…
Santa Luzia foi uma mártir cristã que viveu no início do século IV, durante o…
This website uses cookies.