5 dicas para incorporar a biofilia na decoração



A casa deixou de ser apenas um espaço funcional e se tornou um refúgio emocional, especialmente em um período em que o bem-estar passou a ser prioridade no estilo de vida contemporâneo. Muito além da estética, os projetos de interiores incorporam conceitos que influenciam diretamente o equilíbrio físico e mental dos moradores — entre eles, dois se destacam: a aplicação do design biofílico e a escolha de móveis claros.

O design biofílico, que promove a reconexão entre pessoas e natureza por meio de materiais, formas, texturas e elementos naturais nos ambientes, se consolida como uma das formas mais eficazes de criar atmosferas acolhedoras e emocionalmente restauradoras.

Paralelamente, a escolha de tons suaves e linhas orgânicas contribui para ampliar visualmente os espaços, favorecer a fluidez e despertar sensações de calma, segurança e pertencimento. Ambientes que seguem esses princípios tendem a reduzir o estresse, aumentar a sensação de conforto e elevar a qualidade da experiência em casa — mesmo em apartamentos compactos.

Para a arquiteta Luciana Patriarcha, especializada em psicoarquitetura, projetar um lar é também cuidar da saúde emocional das pessoas que vivem ali. “A arquitetura precisa tocar, envolver e acolher. Quando escolhemos materiais naturais, luz suave, móveis claros e formas orgânicas, estamos criando um espaço que conversa com os sentidos e favorece o bem-estar de forma integral”, afirma.

A seguir, a arquiteta compartilha 5 estratégias práticas para transformar qualquer espaço em um ambiente mais leve, funcional e conectado com a natureza e com quem vive nele. Confira!

1. Aposte em formas orgânicas para gerar fluidez

As formas orgânicas trazem a sensação de calma. “Curvas suaves, traços naturais e móveis com bordas arredondadas ativam áreas cerebrais ligadas à calma e ao prazer. Formas orgânicas remetem à natureza e criam um fluxo visual que convida ao relaxamento. Ao contrário de linhas retas e ângulos duros, elas ajudam a tornar os ambientes mais fluidos e menos tensos”, explica Luciana Patriarcha.

2. Invista em móveis claros para ampliar e equilibrar

Os móveis claros e em madeira promovem o equilíbrio sensorial. “Tons claros nos móveis e na base da decoração promovem uma sensação de amplitude e leveza. Quando combinados com elementos em madeira, criam um equilíbrio sensorial entre serenidade e acolhimento. A madeira é um elemento biofílico por excelência. Ela remete à natureza, aquece os espaços e gera uma conexão emocional com o ambiente”, diz a arquiteta.

A biofilia na decoração pode ser representada com plantas e móveis em madeira (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

3. Traga a natureza para dentro com elementos biofílicos

O design biofílico pode ser representado de diversas formas. “A biofilia pode (e deve) ser aplicada na decoração de forma acessível e criativa. Use plantas adequadas à iluminação dos ambientes, materiais como pedras, conchas, fibras naturais e prefira texturas que evoquem a natureza. Isso contribui diretamente para o equilíbrio emocional dos moradores. Até mesmo aromas e sons naturais podem ser aliados nesse processo”.

4. Use a luz a seu favor

A iluminação é fundamental na hora de decorar. “A iluminação é uma das ferramentas mais poderosas para transformar um espaço. Cortinas leves, cores claras nas paredes e o uso estratégico de espelhos ajudam a potencializar a luz natural e ampliar visualmente o ambiente. A luz natural desperta a vitalidade. Já a iluminação indireta e suave, como as fitas de LED em nichos e prateleiras, contribui para criar uma atmosfera mais calma e agradável”, afirma.

5. Integre ambientes com intenção

Os espaços devem ser integrados com propósito. “A integração entre os cômodos, quando bem planejada, gera fluidez na circulação e no olhar, além de valorizar todos os metros quadrados disponíveis. A ideia é pensar cada ambiente com empatia e propósito, respeitando o estilo de vida dos moradores e criando espaços que facilitem o dia a dia. É possível unir estética, funcionalidade e afeto em cada escolha”, completa Luciana Patriarcha.





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Neymar reforça torcida, mas Santos só empata com o Grêmio e continua sob risco no Brasileirão

Fora pelo terceiro jogo seguido, Neymar vem fazendo enorme falta ao Santos. Mesmo sem o…

10 minutos ago

Dorival ironiza arbitragem após empate do Inter com pênalti no fim: ‘Está de parabéns’

O Corinthians iria deixar o Beira-Rio, em Porto Alegre, com três pontos, mas o Inter…

19 minutos ago

PCGO prende homem por tentar matar outro com golpes na cabeça em Águas Lindas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de…

26 minutos ago

Brasileiro: Palmeiras vence Vasco em casa para assumir vice-liderança

O Palmeiras contou com o faro de gol apurado da dupla formada por Flaco López…

28 minutos ago

Botafogo vence Bahia, quebra tabu e retorna ao G-4 do Brasileirão

O Botafogo voltou a sorrir no Campeonato Brasileiro. Após três derrotas e dois empates diante…

32 minutos ago

Câmara aprova por unanimidade isenção de IR até R$ 5 mil e taxação para os mais ricos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 1º, por unanimidade, o…

59 minutos ago

This website uses cookies.