O home office passou a fazer parte da realidade de muitos profissionais e, para que essa forma de trabalho seja de fato produtiva, é essencial que o ambiente esteja adequado. Um espaço bem organizado, confortável e equilibrado favorece a concentração, ajuda a reduzir o estresse e potencializa o desempenho ao longo da jornada. Segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA), aproximadamente 40% das empresas no Brasil mantiveram o modelo remoto ou híbrido de forma permanente após a pandemia da covid-19.
“Um ambiente bem-organizado facilita a execução das tarefas, evita improvisos e reduz perdas de concentração e tempo. Com uma decoração pensada com cuidado, não estamos apenas o embelezando, mas criando um espaço de pertencimento e conforto, estimulando a concentração e a criatividade”, comenta o psiquiatra Alexandre Valverde.
Érica Lima, CMO da MadeiraMadeira, ecossistema de produtos e serviços para a casa, reforça ainda que deixar a casa com um ar mais aconchegante é a chave para trazer uma maior qualidade de vida. “A casa é uma extensão do que somos. A partir do momento em que cuidamos dela, estamos cuidando da nossa saúde e implementando práticas de bem-estar. Quando inserimos o trabalho em nosso ambiente pessoal, é fundamental adaptarmos o lugar para seguirmos com um estilo de vida harmônico”, complementa.
Para contribuir com esse processo, Érica Lima e Alexandre Valverde uniram suas experiências para sugerir maneiras de transformar a casa em um ambiente mais acolhedor, funcional e harmonioso para o home office. Confira!
A organização tem um papel fundamental no processo de concentração e produtividade. Investir em itens organizadores pode fazer toda a diferença na rotina: caixas decorativas, cestos de tecido ou palha, nichos e bandejas facilitam a categorização de objetos e reduzem a sensação de bagunça.
Esses recursos são ideais para guardar documentos, acessórios de escritório, cabos e miudezas que costumam se acumular. Quando bem integrados à decoração, esses elementos ajudam a compor um ambiente mais leve, prático e harmonioso — perfeito para quem precisa de foco no dia a dia.
A especialista da MadeiraMadeira também recomenda apostar na utilização de móveis multifuncionais, como móveis modulares, caixas organizadoras e cesto organizador para manter tudo em ordem, sem comprometer o estilo e o espaço do ambiente.
Segundo o psiquiatra, o uso de elementos afetivos também ajuda a trazer identidade ao ambiente. “Contar com itens que contam a nossa história, sejam aqueles que remetem a lembranças da infância ou até mesmo objetivos colecionáveis, ajudando a trazer mais conforto, é algo essencial para manter a mente atenta e criativa”, comenta.
Para isso, Érica Lima sugere adquirir porta-retratos para guardar registros de momentos memoráveis, puff baú para guardar os itens com valor sentimental e prateleiras para fazer um “cantinho das memórias” para colocar algumas dessas lembranças à vista.
Mesmo em ambientes pequenos é possível investir em áreas específicas para cada atividade, o que ajuda o cérebro a entender qual é o momento de descanso e o de trabalho. “Quando misturamos demais o pessoal e o profissional, acabamos perdendo o foco nas nossas atividades e perdendo muito tempo nisso. Isso acaba gerando atrasos desnecessários, desgaste e até mesmo impactando o resultado final na nossa entrega”, afirma o especialista em saúde mental.
Pensando nisso, Érica Lima sugere investir na compra de itens como biombos desmontáveis, divisor de ambientes modulares e até em estantes abertas. “Peças como essas são uma ótima opção para dividir o ambiente e, ainda, manter a organização em dia e trazer um ar mais pessoal para o ambiente”, comenta.
A iluminação e a pintura têm um papel fundamental para ajudar a trazer mais produtividade para o dia a dia. “Se você está procurando por mais energia e engajamento durante a atividade, a luz branca é a melhor opção. Agora, se está desejando desacelerar, opções mais amareladas e indiretas podem ser a saída. O mesmo acontece com as cores. Se você passa muito tempo no ambiente, o ideal é optar pelas mais escuras, mais sóbrias, para elas serem menos estimulantes, por exemplo”, recomenda o psiquiatra.
Quando for decorar a sua casa, a especialista da MadeiraMadeira recomenda apostar em luminárias de mesa articuladas e até mesmo cortinas leves que permitem a entrada suave de luz natural e criam uma atmosfera acolhedora e agradável para o cômodo.
Alexandre Valverde aponta que a presença de itens que remetem à natureza pode agregar mais equilíbrio ao espaço. “Além de todo o contexto decorativo, as plantas também ajudam a reduzir o estresse, regulando o emocional e melhorando até mesmo a qualidade de vida dos moradores”, diz.
Para aqueles que estão buscando trazer o verde para a sua casa, Érica Lima sugere apostar no uso de vasos decorativos de plantas e prateleiras de madeira, que também reforçam a estética biofílica.
Por Sara Oliveira
Fonte: Portal EdiCase
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
This website uses cookies.