5 dicas importantes para se preparar para o Enem

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 estão abertas. Os estudantes podem se inscrever até o dia 6 de junho. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro — com exceção do Pará, que acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Com as datas do Enem já definidas, este é o momento ideal para dar início à preparação de forma estruturada. Organizar uma rotina de estudos e revisar os conteúdos exigidos em cada área do conhecimento são passos fundamentais para garantir um bom desempenho. Por isso, Antonella Carvalho de Oliveira, editora-chefe da Atena Editora, lista 5 dicas importantes para se preparar para o exame. Confira!

1. Fortaleça a leitura diária

De acordo com Antonella Carvalho de Oliveira, mais do que decorar fórmulas ou datas, o segredo para se dar bem no Enem começa com um bom hábito de leitura. “O Enem é uma prova interpretativa; por isso, ler bem, entender textos, gráficos e imagens é essencial. E isso vale tanto para a redação quanto para as questões das demais áreas”, explica.

Para ajudar, leia jornais, revistas, livros e textos de diferentes áreas. Isso melhora vocabulário, interpretação e compreensão crítica, habilidades cobradas em toda a prova.

2. Treine redação constantemente

A redação vale 20% da nota total do Enem, um grande peso na média final. “Escrever uma redação por semana, com temas atuais, já faz uma enorme diferença. Vale muito a pena expandir seu repertório por meio de estudos científicos, livros, etc. Isso enriquece a sua redação”, sugere Antonella Carvalho de Oliveira.

Estudar atualidades e entender como elas se conectam com o contéudo é fundamental (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

3. Foque nos temas recorrentes

Questões sociais, meio ambiente, cidadania, tecnologia e cultura estão presentes todos os anos no exame. Por isso, é fundamental estudar atualidades e entender como elas se conectam aos conteúdos escolares.

“O Enem não cobra apenas conteúdo, ele cobra visão de mundo”, sinaliza a especialista, que reforça: “O candidato precisa entender que o Enem não avalia só quem sabe decorar conteúdo, mas quem consegue ler, interpretar, refletir e propor soluções. É uma prova que exige preparo cognitivo e cultural”.

4. Pratique provas antigas

Resolver edições anteriores do Enem ajuda a entender a lógica das questões e melhora o tempo de prova.

5. Organize uma rotina realista

Monte um cronograma que seja possível de cumprir, estudar um pouco todos os dias é mais eficiente do que tentar acumular horas em poucos dias.

Por Tayanne Silva

Fonte: Portal EdiCase

edicase,educação,Enem,vestibular

Redação EdiCase

Recent Posts

Pulte volta a acusar Lisa Cook de fraude e benefício pessoal com cargo no Fed

O presidente do Conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla…

9 minutos ago

O que o SP Open precisa fazer para ter vida longa no circuito feminino de tênis

Após 25 anos, a cidade de São Paulo voltará a receber um evento da elite…

28 minutos ago

5 receitas de comidas de boteco para você fazer em casa

As comidas de boteco são ótimas para servir com uma boa cerveja gelada. Democráticas e…

41 minutos ago

Corpo de estudante de 21 anos, que estava desaparecida, é encontrado no ABC Paulista

Por Redação O Estado de S. Paulo - 06/09/2025 10:50 O corpo da estudante Adrielly…

45 minutos ago

Apresentado, Sampaoli explica escolha pelo Atlético-MG em vez do Santos: ‘Perfil dos jogadores’

O técnico Jorge Sampaoli foi apresentado na manhã deste sábado na sala de imprensa da…

48 minutos ago

Modi diz ter tido ‘conversa muito boa’ com Mácron e elogia cooperação Índia-França

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou neste sábado, 6, ter tido uma "conversa muito…

56 minutos ago

This website uses cookies.