Durante o inverno, gripes, resfriados e outras doenças respiratórias são particularmente comuns. O ar seco típico da estação resseca as mucosas do sistema respiratório, tornando-as mais vulneráveis à invasão de vírus e bactérias. Além disso, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados por mais tempo para se proteger do frio, o que facilita a transmissão de patógenos.
O farmacêutico homeopata Jamar Tejada afirma que algumas ervas podem ajudar a prevenir gripes e doenças respiratórias que podem aparecer com a mudança brusca de temperatura. “Algumas ervas são conhecidas por ajudar a fortalecer as defesas do corpo e prevenir doenças comuns associadas a essas mudanças climáticas”, diz.
A seguir, com a ajuda do farmacêutico, listamos como preparar em casa alguns chás para ajudar a prevenir doenças típicas desta época do ano. Confira!
A echinacea ajuda a fortalecer o sistema imunológico, enquanto o gengibre é rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione a echinacea e o gengibre e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, coe e adicione o suco de limão e o mel. Sirva em seguida.
A maçã é rica em vitamina C e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico contra infecções. A canela tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que aliviam a dor de garganta e descongestiona as vias aéreas.
Em uma panela, coloque a água, a maçã e a canela em pau e leve ao fogo médio para ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e adicione o mel. Sirva em seguida.
A acerola é rica em vitamina C que, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduz a duração de doenças e acelera a recuperação do corpo. O cravo-da-índia, por sua vez, alivia a tosse.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione a acerola e os cravos-da-índia e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e adicione o mel. Sirva em seguida.
O sabugueiro tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. A hortelã, por sua vez, possui propriedades antivirais e ajuda a aliviar sintomas respiratórios.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione as flores de sabugueiro e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente as folhas de hortelã, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e sirva em seguida.
O alho tem ações antibacterianas, antivirais e imunomoduladoras.
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o alho e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, coe e acrescente o suco de limão e o mel. Sirva em seguida.
Apesar de os chás serem aliados naturais para aliviar os sintomas de doenças comuns no inverno, como gripes, resfriados e dores de garganta, é importante destacar que eles não substituem o tratamento adequado nem o acompanhamento médico. Essas bebidas podem oferecer conforto e ajudar na recuperação, mas não devem ser vistas como solução única. Caso os sintomas persistam ou se agravem, é fundamental buscar orientação profissional para garantir um diagnóstico correto e o tratamento mais eficaz.
Por Mayra Barreto Cinel e Redação EdiCase
Fonte: Portal EdiCase
América-MG e Vila Nova entraram em campo nesta quarta-feira, na Arena Independência, em Belo Horizonte,…
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que a América Latina tem…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goiatuba – 6ª…
A Verizon e a AST SpaceMobile anunciaram nesta quarta-feira, 8, a assinatura de um acordo…
O Mirassol aproveitou o duelo atrasado da 13ª rodada, disputado na noite desta quarta-feira para…
O Mirassol derrotou o Fluminense por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (8) no…
This website uses cookies.