Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, o yoga tem atraído pessoas de todas as idades por seus inúmeros benefícios. Muito além de uma atividade física, trata-se de uma prática que integra corpo, mente e respiração, favorecendo equilíbrio e autoconhecimento. Essa combinação promove bem-estar integral, auxiliando tanto na redução do estresse quanto na melhora da saúde física e mental.
A seguir, confira 5 benefícios do yoga para o corpo e a mente!
De acordo com Maria Paula Barros, coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra, o yoga é uma atividade completa, que combina posturas, técnicas de respiração e meditação. “Praticar yoga regularmente ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de melhorar o foco e a concentração. É um momento de reconexão consigo mesmo em meio à rotina agitada”, explica.
Os efeitos positivos do yoga também se estendem ao corpo. Segundo Maria Paula Barros, a prática contribui para maior flexibilidade, fortalecimento muscular e melhora da postura, além de auxiliar na prevenção de dores na coluna e nas articulações. “Ao alinhar corpo e mente, a prática proporciona mais consciência corporal e equilíbrio físico”, acrescenta.
A respiração consciente é outro pilar fundamental do yoga. “Aprender a respirar corretamente amplia a capacidade pulmonar; favorece a oxigenação do organismo, que melhora a neuroplasticidade e ajuda a controlar tensões físicas e emocionais; eleva a produção de serotonina, que proporciona aumento da felicidade”, destaca a docente.
A prática de yoga pode auxiliar no controle da pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea, equilibrar os níveis hormonais e até reduzir sintomas de insônia e dores crônicas. “É importante destacar que a prática não substitui tratamentos médicos, mas funciona como um complemento eficaz para a saúde e qualidade de vida. Há estudos publicados que referem o treino de yoga como método de melhoria de qualidade de vida para mitigar declínios neurodegenerativos relacionados à idade”, ressalta Maria Paula Barros.
Outro diferencial do yoga é que existem modalidades e posturas voltadas para iniciantes, idosos ou pessoas com limitações físicas, garantindo que qualquer indivíduo possa praticar e se beneficiar. “O yoga é democrático e acolhedor, pois respeita o ritmo de cada praticante e pode ser praticado em diferentes fases da vida”, finaliza a coordenadora.
Por Bianca Lodi Rieg
Fonte: Portal EdiCase
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) espera reunir mais de 20 mil pessoas com idades entre…
As bolsas de Nova York encerraram em alta nesta sexta-feira, em níveis recordes pelo segundo…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux cancelou a sessão virtual extraordinária que…
O inchaço abdominal está entre as principais queixas relacionadas ao desconforto digestivo e pode surgir…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Jaraguá – 15ª…
A Moody's afirmou nesta sexta-feira, 19, as classificações de depósitos em moeda local e estrangeira…
This website uses cookies.