O palmito é um alimento obtido do interior de certas palmeiras, como a pupunha, a juçara e o açaí. Ele é colhido com cuidado para preservar a qualidade e costuma ser vendido fresco ou em conserva. Muito apreciado na culinária brasileira, se destaca por sua textura macia, sabor suave e grande versatilidade: vai bem em saladas, pratos quentes, recheios, risotos, tortas e até pizzas.
Além de agradar ao paladar, esse ingrediente também oferece diversos benefícios para a saúde, graças ao seu valor nutricional. Rico em fibras, minerais e antioxidantes, o palmito pode ser um ótimo complemento em dietas equilibradas. Veja a seguir!
O palmito é um alimento de baixa caloria, com cerca de 25 calorias a cada 100 g do alimento em conserva, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo e da Food Research Center). Isso o torna uma excelente opção para quem quer perder peso ou manter a forma. Mesmo sendo leve, ele proporciona saciedade por conta das fibras presentes em sua composição, ajudando a reduzir a fome entre as refeições.
Rico em fibras alimentares, o palmito contribui para o bom funcionamento do intestino. Segundo a TBCA, 100 g do alimento em conserva fornece 3,12 g de fibras. Elas ajudam a aumentar o volume e a consistência das fezes, prevenindo quadros de constipação. Além disso, favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal — conjunto de bactérias benéficas que auxiliam na digestão e na imunidade.
O palmito contém boas quantidades de potássio, mineral que atua diretamente na saúde cardiovascular e muscular. Conforme a TBCA, 100 g do alimento em conserva fornece 225 g de potássio. Esse nutriente ajuda a equilibrar os níveis de sódio no organismo, colaborando para o controle da pressão arterial.
Segundo o estudo “A importância do potássio na dieta sobre a regulação da pressão arterial”, publicado no Brazilian Journal Development, o aumento da ingestão de potássio por meio do consumo de frutas, legumes e verduras, sendo os alimentos com maiores concentrações desse mineral, contribui para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
Além do potássio, o palmito contém magnésio e fibras solúveis, que atuam na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol ruim (LDL). Esses elementos ajudam a manter as artérias saudáveis, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças como hipertensão, acidente vascular cerebral e infarto.
Mesmo em menor quantidade, o palmito fornece minerais importantes para a saúde óssea, como cálcio, fósforo e magnésio. Esses nutrientes são fundamentais para a manutenção da densidade dos ossos e dos dentes, prevenindo quadros de osteopenia e osteoporose com o passar dos anos.
O magnésio, em especial, também facilita a absorção do cálcio pelo organismo, potencializando seus efeitos. Isso é importante principalmente porque, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão com alguma fratura osteoporótica ao longo da vida.
Além de saudável, o palmito é um ingrediente versátil, que pode ser inserido em diferentes preparos do dia a dia. Por ter sabor neutro e consistência agradável, combina bem com diversos pratos. Veja algumas formas de incluir na dieta:
Fonte: Portal EdiCase
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 08/07/2025 22:26 A Polícia Militar de São…
O Paris Saint-Germain enfrenta o Real Madrid nesta quarta-feira, às 16h, em busca de uma…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 08/07/2025 22:09 O presidente Luiz Inácio Lula…
O técnico Xabi Alonso teve sua coletiva em New Jersey cancelada após atraso no voo.…
A Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, assinou nesta segunda-feira, 7, uma nova citação ao…
No duelo que fechou a 15ª rodada na noite desta terça-feira, o Goiás tomou um…
This website uses cookies.