Em 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, uma data que marca o início da história cinematográfica no país, com as primeiras gravações realizadas em 1898. Mais do que uma forma de arte, o cinema é uma importante ferramenta cultural, capaz de emocionar, informar e entreter. Além de proporcionar momentos de lazer, a ida ao cinema também pode trazer benefícios para a saúde.
“Podemos dizer que, atualmente, o cinema é uma forma, inclusive, de desconexão digital. O ambiente imersivo permite o escape das preocupações diárias, sendo uma forma de relaxar e reduzir o estresse”, comenta Ana Cristina Rodrigues de Vasconcellos, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera.
A profissional reflete como muitas pessoas, ao assistirem a um filme no streaming, por exemplo, o pausam para mexer no celular. “O uso das redes sociais condiciona às pessoas aos vídeos curtos, ativando o que chamamos de dopamina barata. Assistir a um filme, que se caracteriza pela sua duração mais longa que outros produtos audiovisuais, demonstra o quanto há a necessidade do nosso cérebro por esse hormônio, que se potencializa pelo fácil acesso, já que as pausas em meio ao longa estão disponíveis ao apertar apenas um botão”.
Além disso, a ida ao cinema acompanhado de amigos e/ou familiares pode fortalecer laços sociais, sendo também um ambiente propício para praticar o autoconhecimento. “Pode parecer estranho para muitos, mas realizar atividades sozinho, como ir ao cinema, pode garantir uma experiência enriquecedora que oferece autonomia, tempo para reflexão, autocuidado, desenvolvimento pessoal e exploração emocional. Incorporar essa prática na rotina pode contribuir significativamente para o bem-estar mental e emocional”, explica a docente.
Abaixo, Ana Cristina Rodrigues de Vasconcellos aponta os principais benefícios de ir ao cinema para a saúde mental!
O ambiente do cinema, com sua tela grande e som surround, proporciona uma experiência imersiva que pode ajudar os espectadores a se desligarem das preocupações diárias. Essa imersão pode ser uma forma de escape que contribui para o relaxamento e a redução da ansiedade.
Ir ao cinema com amigos, familiares ou parceiros pode fortalecer os laços sociais. Compartilhar a experiência de assistir a um filme e discutir sobre ele depois pode promover conversas significativas e conexões emocionais.
O cinema oferece um estímulo sensorial único, combinando visuais, sons e, às vezes, até cheiros, como o de pipoca. Isso pode ser revigorante e ajudar a melhorar o humor.
Ir ao cinema geralmente implica em desligar os dispositivos eletrônicos e se desconectar das redes sociais e outras distrações digitais. Essa desconexão pode ser benéfica para a saúde mental, proporcionando um tempo de qualidade longe das telas.
A experiência de ir ao cinema pode ser relaxante e ajudar a reduzir o estresse. A combinação de um ambiente confortável, uma história envolvente e a companhia de pessoas queridas pode proporcionar uma sensação de bem-estar.
Por Leticia Zuim Gonzalez
Fonte: Portal EdiCase
Nesta segunda-feira, o movimento dos astros trará um misto de sensibilidade e desafios para diferentes…
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
This website uses cookies.