5 benefícios das frutas vermelhas para a saúde

6 Min de leitura

Coloridas, saborosas e cheias de nutrientes, as frutas vermelhas — como morango, amora, framboesa e cereja — são grandes aliadas da saúde. Ricas em antioxidantes, fibras e vitaminas, elas ajudam a combater os radicais livres, auxiliam na digestão e fortalecem o sistema imunológico.

Além disso, são versáteis na cozinha, o que permite a inclusão na dieta de diversas formas, seja consumida in natura, como acompanhamento em iogurtes, batidas em vitaminas ou usadas em sobremesas e molhos.

Abaixo, confira 5 motivos para incluir as frutas vermelhas na dieta!

1. São aliadas da saúde do coração

As frutas vermelhas, como morango, amora, framboesa e mirtilo, são ricas em antioxidantes, especialmente flavonoides, que ajudam a proteger o coração contra o envelhecimento precoce das células e a inflamação.

“Dentre os principais nutrientes que têm ação antioxidante no organismo, estão as vitaminas A, C e E e os carotenoides, como o licopeno, que está presente nas frutas vermelhas, e o betacaroteno, que é precursor da vitamina A”, lista o cardiologista Bruno Ganem.

Essas frutas contribuem para a redução do colesterol LDL (o “ruim”) e auxiliam na manutenção da pressão arterial em níveis saudáveis. Além disso, melhoram a circulação sanguínea e fortalecem os vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

2. Ajudam a combater o envelhecimento precoce

As frutas vermelhas, são ricas em antioxidantes — substâncias que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Esses radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo, mas em excesso — seja por estresse, má alimentação ou exposição à poluição —, aceleram o envelhecimento celular, contribuindo para o surgimento precoce de rugas, flacidez e até doenças crônicas.

Além da ação antioxidante, essas frutas também possuem compostos anti-inflamatórios que auxiliam na proteção da pele e de outros tecidos contra processos inflamatórios silenciosos, muitas vezes responsáveis pelo envelhecimento precoce. A vitamina C, por exemplo, além de combater os radicais livres, é essencial para a produção de colágeno — proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

Ilustração de uma célula com gordura em um fundo preto Ilustração de uma célula com gordura em um fundo preto
Composto encontrado nas frutas vermelhas abre espaço para pesquisas futuras sobre a redução de gordura em humanos (Imagem: ALIOUI MA | Shutterstock)

3. Potencial para bloquear a formação de células que armazenam gordura

A pesquisa “Piceatannol, natural polyphenolic stilbene, inhibits adipogenesis via modulation of mitotic clonal expansion and insulin receptor-dependent insulin signaling in early phase of differentiation”, publicada no Journal of Biological Chemistrya, testou a capacidade de um composto conhecido como piceatannol, encontrado em frutas vermelhas (como amora e uvas vermelhas), sobre a prevenção de formação de gordura corporal, especialmente durante a fase inicial da criação de células de gordura (adipócitos).

Os resultados demonstraram que o piceatannol impediu que células precursoras de gordura (pré-adipócitos) se transformassem em adipócitos maduros (células de gordura) de forma dependente da dose, ou seja, quanto mais piceatannol, maior o efeito. Além disso, mostrou que o composto se liga diretamente ao receptor de insulina (IR) e bloqueia sua ação enzimática, dificultando que a célula recebe sinal para armazenar açúcar e formar novas células de gordura.

O estudo foi feito em laboratório (in vitro) com células. Dessa maneira, não é uma comprovação direta de que o piceatannol reduzirá a gordura em humanos, mas trata-se de uma forte base para pesquisas futuras.

4. Contribuem para hidratação do corpo

Apesar de nenhuma fruta substituir a ingestão de água, incluir frutas vermelhas na alimentação é uma excelente opção para quem tem dificuldade em se manter hidratado. Isso porque essas frutas são naturalmente ricas em água — o morango, por exemplo, contém cerca de 91,8 g de água a cada 100 g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Food Research Center (FoRC). Esse alto teor hídrico contribui para a hidratação do corpo de forma leve, nutritiva e saborosa.

5. Favorecem o funcionamento do intestino

As frutas vermelhas favorecem o bom funcionamento do intestino principalmente por serem ricas em fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras ajudam a aumentar o volume do bolo fecal e a estimular os movimentos do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, elas servem de alimento para as bactérias benéficas da microbiota intestinal, contribuindo para o equilíbrio da flora e fortalecimento da imunidade local. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário recomendado para adultos é de, no mínimo, 25 g de fibras.

Fonte: Portal EdiCase

Compartilhar