49% avaliam como exagerada pena de 27 anos de prisão imposta a Bolsonaro


Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 17, mostra que 49% dos brasileiros avaliam como exagerada a pena de 27 anos e três meses de prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 35% a consideram adequada, enquanto 12% a classificam como insuficiente. São 4% os que não responderam à pergunta.

Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Além da prisão, ele foi condenado a pagar 124 dias-multa de dois salários mínimos para cada dia.

A pesquisa também questionou os brasileiros sobre outras medidas restritivas impostas ao ex-presidente pelo Supremo.

Segundo o levantamento, 51% consideram adequada a prisão domiciliar, 28% a julgam exagerada e, 16%, insuficiente. Em relação ao uso de tornozeleira eletrônica, 48% avaliam a medida como adequada, 35% como exagerada e 13% como insuficiente. As duas sanções foram aplicadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, contra Bolsonaro antes da condenação por tentativa de golpe de Estado.

Em julho, Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas, como a proibição de acesso às redes sociais. No mês seguinte, o magistrado decretou a prisão domiciliar após Bolsonaro violar as medidas cautelares. À época, o ministro afirmou que o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro agiram para coagir o julgamento da ação penal da trama golpista.

A pesquisa também avaliou a opinião dos brasileiros sobre a condenação que tornou Bolsonaro inelegível: 47% a avaliam como adequada, 35% como exagerada e 12% como insuficiente.

Questionados sobre a trama golpista, 55% dos entrevistados afirmaram que houve uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula após as eleições de 2022. Outros 38% negam que uma ruptura institucional tenha sido tentada.

Além disso, 54% avaliam que a tentativa de golpe contou com a participação de Bolsonaro, enquanto 34% acreditam que ele não atuou na trama golpista.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, de 12 a 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com 95% de nível de confiança.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Mãe de um dos suspeitos de matar o ex-delegado-geral Ruy Fontes é ouvida pela polícia

A mãe de um dos dois suspeitos de envolvimento no assassinato do ex-delegado-geral do Estado…

1 minuto ago

Oncoclínicas rejeita proposta de reestruturação financeira da Starboard

A Oncoclínicas informou na noite da terça-feira, 17, que seu Conselho de Administração, assessorado por…

2 minutos ago

Aparelho celular furtado é recuperado pela CPE Goianésia

Na noite desta terça-feira, 16, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia recuperou um…

5 minutos ago

líder governista acredita ter votos para derrubar urgência na Câmara

O líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco, afirmou nesta terça-feira, 16, que há um…

5 minutos ago

Linha-2 Verde do Metrô de SP registrou lentidão na manhã desta quarta-feira

Passageiros relataram transtornos em estações da Linha-2 Verde do Metrô de São Paulo na manhã…

9 minutos ago

Portugal assina aditamento de contrato para aquisição da sexta aeronave KC-390 da Embraer

A Embraer informou nesta quarta-feira, 17, que Portugal assinou um aditamento ao atual contrato para…

10 minutos ago

This website uses cookies.