O Dia de Finados, em 2 de novembro, é um feriado nacional. Nesta data, muitas pessoas visitam cemitérios para homenagear entes queridos que já partiram, levando flores como gesto de respeito e carinho, além de expressar saudade.
Embora tradicionalmente ligado à religião católica, a origem da data remonta às antigas tradições dos povos indígenas mexicanos. No México, os mortos são lembrados com festas, música e fantasias, durante o Día de los Muertos, uma celebração alegre que valoriza a memória dos que se foram.
No Brasil, a data costuma ser vivida de forma mais introspectiva. É um momento de reflexão e de conexão espiritual, como explica Yara Vieira, consultora esotérica da Astrocentro. “Em ocasiões como essa, nossa ligação com o plano espiritual se intensifica. Oferecer flores ou cuidar dos túmulos simboliza respeito e, também, um chamado, para que as almas sintam que nosso amor persiste, mesmo após a despedida”, diz.
Kélida Marques, consultora espiritual, acrescenta que a data também serve para celebrar aqueles que partiram. “Independentemente das crenças, o Dia de Finados é uma ponte que nos aproxima de quem já partiu. É uma oportunidade de recordar, honrar e enviar amor, reforçando que, embora a vida seja transitória, o amor e as memórias permanecem eternos”, ressalta.
Abaixo, veja simpatias e banho propícios para o Dia dos Finados, segundo as especialistas!
Acenda uma vela branca em um lugar tranquilo e coloque ao lado uma flor, como um lírio ou uma rosa-branca. Ofereça essa vela em intenção de paz e proteção, pedindo que os espíritos iluminados cuidem do seu lar. Faça uma oração em silêncio, reforçando seus desejos de paz para você e para os seus.
Encha um recipiente com água e coloque algumas gotas de essência de lavanda ou um punhado de sal grosso. Acenda uma vela roxa ao lado do recipiente e deixe por alguns minutos. Depois, use essa água para lavar as mãos e o rosto, pedindo purificação e renovação das energias. Essa simpatia ajuda a liberar sentimentos pesados e renovar o espírito.
Em um papel branco, escreva o nome do ente querido que você quer homenagear. Ao lado de uma vela branca acesa, leia o nome e agradeça por todos os momentos vividos. Deixe o papel sob a vela até que ela apague sozinha. Essa prática ajuda a trazer conforto e a aliviar a dor da perda, mantendo a memória da pessoa querida.
Para esse banho, basta preparar um chá com as folhas de boldo. Deixe amornar e coe. Banhe-se da cabeça aos pés após seu banho higiênico. Durma com ele. O que sobrar do boldo, jogue na natureza ou no lixo comum, conforme sua preferência.
Detentora de um dos principais canais do YouTube sobre espiritualidade, conta com mais de 1,15M de seguidores em suas redes. Também é psicanalista, hipnóloga e terapeuta holística reikiana. Realiza atendimentos online, promove rituais de cura, benzimentos e vigília, de maneira constante e gratuita.
Por Alice Veloso
Fonte: Portal EdiCase
Em confronto equilibrado entre times que ocupam a faixa intermediária da tabela da Série B…
"É jogo a jogo." A frase, repetida como mantra por Abel Ferreira, voltou a abrir…
Em um jogo bastante disputado em São Januário, o São Paulo levou a melhor sobre…
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai gastar 57% a mais…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não pode revelar seus segredos ao…
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a escolha do deputado eleito Diego Santilli para…
This website uses cookies.