Equatorial Goiás alerta sobre impactos dos raios na rede elétrica
A Equatorial Goiás reforça o alerta à população sobre os impactos das descargas atmosféricas no sistema elétrico, especialmente com a chegada do período de chuvas e tempestades intensas. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registrados cerca de 4 milhões de raios em Goiás, número semelhante ao do mesmo período de 2024, segundo dados do Climatempo, monitorados 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás.
De acordo com levantamento da distribuidora, os raios estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia durante o período chuvoso, respondendo por cerca de 20% das ocorrências em todo o estado. Em 2025, foram contabilizadas mais de 60 mil ocorrências de interrupção no fornecimento de energia provocadas por raios. Por isso, a companhia intensificou as ações preventivas e reforça as orientações à população sobre como se proteger durante as tempestades com descargas atmosféricas.
Um raio pode alcançar tensões entre 100 milhões e 1 bilhão de volts. Essa diferença de potencial é tão intensa que ioniza o ar, criando o canal condutor da descarga elétrica. A corrente gerada pode chegar a 30 mil ampères, cerca de mil vezes maior que a de um chuveiro elétrico e a energia liberada é capaz de aquecer o ar de forma violenta, resultando no som do trovão.
Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, “os raios provocam picos de corrente que podem danificar a infraestrutura elétrica e transformadores, podendo causar até incêndios. Além disso, os surtos de tensão podem atingir aparelhos eletrônicos, resultando em prejuízos e riscos à segurança”, afirma o gerente.
Mesmo que o raio não atinja diretamente uma residência, a corrente pode se propagar pelas fiações e alcançar casas, prédios e aparelhos conectados à rede. Em situações mais graves, também há risco de danos físicos à estrutura de edificações, como telhados e paredes.
* Em casa: desconecte aparelhos eletrônicos da tomada e evite contato com paredes úmidas;
* Perto da água: afaste-se de lagos, piscinas e outras fontes de água
* Em locais abertos: evite permanecer em campos abertos, árvores isoladas e cercas metálicas;
* Evite ficar próximo aos postes de energia;
* Em veículos: permaneça dentro do carro, que oferece isolamento seguro contra descargas elétricas.
Contate a Equatorial Goiás: utilize o aplicativo, Equatorial Energia, a assistente virtual Clara (WhatsApp: (62) 3243-2020) ou a Central de Atendimento (0800 062 0196) para registrar ocorrências e solicitar atendimento;
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do país, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas em 237 municípios, cobrindo 98,7% do território estadual, o que corresponde a uma área de 336.871 km².
O domingo trará uma energia que incentivará ação, mas também pedirá bom senso ao lidar…
O último campeão do futebol profissional brasileiro na temporada começou a ser definido neste sábado…
O ano de 2026 começa com alívio no bolso dos consumidores brasileiros. A Agência Nacional…
Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revela que parte significativa dos eleitores brasileiros não se…
A Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás concluiu, nesta quinta-feira, 11, em Anápolis, o ciclo dos…
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira, 26,…
This website uses cookies.