4 dicas práticas para estudar física para o Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova mais esperada pelos estudantes que almejam a universidade. A sua pontuação pode ser utilizada para ter acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Financiamento Universitário) e ProUni (Portal Único de Acesso ao Ensino Superior). 

Os estudantes podem se inscrever até o dia 6 de junho. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro — com exceção do Pará, que acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Abaixo, o professor de física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, lista algumas dicas práticas para estudar física para o Enem e garantir um bom desempenho na prova. Confira!

1. Comece pelo que faz sentido

Em vez de decorar fórmulas, tente entender alguns dilemas físicos: por que uma lâmpada esquenta? Como a geladeira esfria? Por que o espelho do carro é convexo? Essa curiosidade é o ponto de partida. “[…] É importante lembrar que o Enem gosta de contextos reais e acessíveis; portanto, entender como a física aparece no dia a dia é tão importante quanto dominar os conceitos”, enfatiza o professor. 

O Enem valoriza quem sabe ler bem, entender gráficos, relacionar informações. Muitas vezes, a dificuldade não está na física em si, mas na forma como a pergunta é feita. 

“A prova de física do Enem costuma cobrar os conteúdos clássicos do ensino médio, mas sempre com uma abordagem voltada para o uso prático do conhecimento. Em vez de te pedir um cálculo direto de velocidade, por exemplo, a questão pode mostrar um gráfico de consumo de energia, uma situação do cotidiano — como um chuveiro, um forno elétrico ou um freio de carro — e te perguntar algo que exige interpretação, raciocínio físico e leitura atenta […]”, explica Felipe Guisoli.  

Resolver provas anteriores é importante para conhecer a estrutura e os temas cobrados no Enem (Imagem: Esin Deniz | Shutterstock)

3. Resolva provas anteriores

Isso te dá familiaridade com os temas e mostra que muitas questões se repetem em estruturas. Além disso, acostume-se a fazer provas com questões mais difíceis do que as do Enem. Treinar em um nível acima vai te deixar confortável no dia da avaliação. 

4. Não é preciso amar física para ir bem no Enem

Se entender o básico, com clareza, ao invés de só memorizar, já estará à frente dos demais estudantes na prova. E quem sabe, no processo de aprendizado, você até mude de ideia sobre a matéria. 

“Se você não gosta de física, a primeira coisa que eu diria é: talvez nunca tenha visto física sendo bem contada. A física é, na essência, uma forma de entender o mundo. Ela explica como funcionam as coisas que usamos todos os dias. E no Enem, ela aparece justamente assim: contextualizada, próxima, útil”, ressalta Felipe Guisoli.

Conteúdos de física que podem cair no Enem

Abaixo, o professor Felipe Guisoli lista os possíveis conteúdos que podem cair na prova de física do Enem: 

  • Cinemática e dinâmica (movimento e forças);
  • Trabalho, energia e potência;
  • Termodinâmica e calorimetria;
  • Óptica geométrica (espelhos, lentes, refração);
  • Ondulatória (som, luz, interferência);
  • Eletrodinâmica básica (circuitos, resistores, chuveiros, lâmpadas).

Por Leonardo Lino

Fonte: Portal EdiCase

edicase,educação,Enem,vestibular

Redação EdiCase

Recent Posts

Emocionado, Celso Portiolli diz que ‘ficha ainda não caiu’

Celso Portiolli homenageou Silvio Santos em seu programa neste domingo, 17, data que marca o…

10 minutos ago

8 curiosidades interessantes sobre as focas

As focas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos pinípedes, que inclui também os leões-marinhos…

12 minutos ago

Homem é morto com golpe de faca em Jaraguá; suspeito foi preso pela CPE Goianésia

Na madrugada deste domingo, 17, um homem identificado como Francisco de Oliveira Melo Júnior foi…

19 minutos ago

SP Open confirma convites para Naná Silva e Victoria Barros, promessas do tênis brasileiro

O Brasil será representado por ao menos quatro tenistas na chave principal do SP Open,…

23 minutos ago

Como estão Rene e Margarida Bonetti?

O sucesso do podcast A Mulher da Casa Abandonada, de Chico Felitti, se tornou uma…

25 minutos ago

This website uses cookies.